Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 03/04/2024

Fonte: PORTAL DA UNAERP


Nos dias 27 de fevereiro e 2 e 3 de abril, a Unaerp, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, promoveu a campanha de arrecadação de sangue “Bicho Sangue Bom”, faz parte do Programa de Acolhimento e Integração Calouro e Veterano da Universidade. Promovida semestralmente desde 2002, a ação foi realizada no Hospital Electro Bonini e contou também com o cadastro para doadores de medula.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue, a iniciativa busca aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro, que abastece cinco hospitais de Ribeirão Preto e 40 cidades da região através do Sistema Único de Saúde (SUS). 


O Hemocentro abastece Ribeirão Preto e região

A enfermeira Joyce Furtado, responsável pela Campanha, diz que o objetivo é conscientizar os alunos e incentivar a cidadania. “Nós realizamos a ação para apresentar a doação de sangue aos alunos como uma atitude altruísta, além de desenvolver o costume da doação”. Joyce afirma ainda que mesmo que a pessoa tenha medo, é importante passar pela entrevista para desmistificar alguns fatos e entender como a doação funciona. “Existem muitos mitos que nós esclarecemos na entrevista, e é importante que eles venham pois, sendo universitários, os alunos têm uma capacidade grande de disseminar informações e ajudar o próximo”.

Doadora frequente, a aluna da segunda etapa do curso de Direito, Fúvia Geisa Siqueira Barbosa, conta que, antes de ingressar na Universidade, nunca tinha doado sangue. “Antigamente, eu não sabia como fazer para doar sangue, comecei aqui na Unaerp, e é uma sensação muito boa saber que você está salvando uma vida”. De acordo com dados do Governo Federal, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Fúvia conclui dizendo que a iniciativa da Instituição de promover a ação é um incentivo aos jovens. 

Diferentemente de Fúvia, a aluna da terceira etapa de Odontologia, Gabriela Corbo realizou a doação pela primeira vez. A estudante conta que, além de ajudar pessoas que necessitam de doação de sangue, a campanha conscientiza os jovens e os estimula a participar. “Muitas pessoas não sabem que é possível doar sangue e a ação da Unaerp é muito boa para isso, para conscientizar as pessoas de que elas podem salvar vidas”.


A ação visa conscientizar a comunidade acadêmica e promover o aumento do estoque de bolsas de sangue do Hemocentro

Como doar – Os interessados em se tornarem doadores precisam apresentar um documento oficial, como Carteira de Identidade, de Habilitação ou Carteira de Trabalho para identificação. Se a doação ocorrer no período da manhã, a pessoa deve ter tomado um café da manhã com alimentos leves, mas caso aconteça no período da tarde, deve acontecer três horas após o almoço. 

Além disso, os doadores precisam passar pela entrevista de triagem para esclarecer dúvidas e estar dentro dos parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre como ser um doador de sangue clicando aqui.