Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 09/04/2024
Fonte: PORTAL DA UNAERP
A Unaerp está atuando, em colaboração com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Ministério Público do Meio Ambiente e a Arquidiocese de Santarém, na produção de um banco de germoplasma com o propósito de preservar a espécie Uncaria tomentosa, conhecida como “unha-de-gato”. Desenvolvido na Unidade de Biotecnologia da Universidade, o estudo é conduzido pela professora e pesquisadora Ana Maria Soares Pereira.
A unha-de-gato, atualmente em risco de extinção, é uma planta medicinal de grande interesse do Sistema Único de Saúde por possuir finalidade anti-inflamatória e antiviral, sendo utilizada no tratamento de condições como artrite reumatóide e inflamações. Algumas mudas da espécie, coletadas na Amazônia, são conservadas in vitro no Laboratório de Cultura de Tecidos, com o objetivo de serem distribuídas para Farmácias Vivas em todo o Brasil. Um exemplo é a Farmácia da Natureza, localizada em Jurucê, distrito de Jardinópolis - SP, que produz medicamentos fitoterápicos e oferece treinamento de profissionais da saúde para o uso de plantas medicinais.
Em risco de extinção, a unha-de-gato é utilizada em tratamentos de doenças inflamatórias
A preocupação com a preservação da espécie Uncaria tomentosa se mostra necessária principalmente pela sua inclusão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), proposta pelo Ministério da Saúde, que é consultada para a aquisição de medicamentos no SUS. Em visita recente à Ufopa, a professora Ana Maria apresentou genótipos conservados na Unidade de Biotecnologia, por meio da micropropagação de espécies vegetais, com o intuito de incentivar a produção em larga escala do material e, posteriormente, a distribuição de medicamentos à população.
A pesquisadora afirma ainda que a pesquisa tem impacto não apenas na conservação da biodiversidade, mas também na distribuição de fitoterápicos, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. “O que nós fazemos na Unaerp é um modelo muito avançado de pesquisa para atender diretamente a comunidade que não dispõe de medicamentos de qualidade. As bases de uma Universidade são ensino, pesquisa e extensão. Esse projeto gera um número muito grande de artigos científicos, sendo ciência muito bem aplicada e que atende, de maneira especial, à extensão, pois o medicamento chega até a população”.
Para saber mais sobre a pesquisa, confira a reportagem produzida pela TV Unaerp.