Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 12/06/2024

Fonte: PORTAL DA UNAERP




Com participação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Engenharia de Software; e Engenharia Química, a área de Exatas realizou atendimentos gratuitos à comunidade no evento Unaerp Solidária, realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Carlos Gomes. 

Entre as ações realizadas pelos cursos no centro da cidade estiveram orientações sobre projetos arquitetônicos e alvarás; proteção contra golpes digitais, energias sustentáveis, produtos químicos, além de distribuição de sanitizantes de alimentos e sabão caseiro e campanha de coleta de resíduos eletrônicos. 

De acordo com a Presidente da AERP, mantenedora da Unaerp, Alicia Maria Bonini Ribeiro, o Unaerp Solidária foi o momento de mostrar à comunidade o que acontece dentro da Universidade e convidá-los a conhecer o que acontece dentro dos muros. Além disso, a Presidente ainda diz que “é um momento muito gratificante. Todos os docentes e alunos envolvidos mostra o quanto é importante apontar e demonstrar para o aluno a questão de estar no meio da sociedade”.


Curso de Engenharia Química distribuiu sabão caseiro em barra e sanitizantes de alimentos

O curso de Engenharia Química disponibilizou para a população sanitizantes de alimentos e sabão caseiro em barra e hipoclorito produzidos nos laboratórios da Universidade, além de orientações sobre a utilização de produtos químicos. 

Já os alunos e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram consultas e orientações sobre alvarás de construção, demolição e de projetos arquitetônicos para “as pessoas que têm dúvidas como “eu tenho um terreno e eu não sei como começar o projeto?”, “o que eu preciso fazer para poder aprovar, ter os alvarás de aprovação de projeto, de reforma, legalizações?”, destaca o coordenador do bacharelado, professor Edson Salerno Junior. 


O curso de Arquitetura e Urbanismo esteve presente orientando a população sobre alvarás de construção, demolições e projetos arquitetônicos

Proteção contra golpes digitais - Os cursos de Engenharia da Computação e de Software atuaram juntas para auxiliar o público contra os golpes digitais, tão presentes hoje em dia, além de realizarem campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Docente do curso de Engenharia de Software, o professor Luciano Albuquerque Lima Saraiva destaca a atuação dos cursos no evento e a importância da temática voltada para a segurança digital. “Hoje todo mundo tem um aparelho celular na mão, a internet está na mão de todo mundo e os golpistas têm muita facilidade em criar situações que podem atrair as pessoas para armadilhas. Então, nós e os alunos, estamos aqui orientando toda a população.”

Por sua vez, o coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Otávio Marson Junior, explica que os atendimentos são voltados aos riscos e prevenção de golpes digitais. “Nosso objetivo é conversar com a comunidade sobre os riscos que nós temos hoje em dia na utilização indevida das redes sociais e de todos os canais de comunicação que envolvem a parte digital. Nós temos os benefícios e temos aqueles que se aproveitem.”


A população também foi orientada a respeito de golpes digitais e energias sustentáveis

Energias sustentáveis - Com a temática de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o curso de Engenharia de Produção orientou o público sobre o uso de energias renováveis na cidade. “Estamos trabalhando a parte da questão educacional do meio ambiente e, além disso, nós estamos ajudando as pessoas a entender como funciona o processo de energia solar e o dimensionamento para pequenos comércios e residências”, destaca o professor Alexandre da Silva Mello, coordenador do bacharelado.