Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) - UNIFEBE
Postado em: 05/03/2024
Fonte: WWW.OMUNICIPIO.COM.BR (SITE DO JORNAL O MUNICĂPIO)
https://controle.omunicipio.com.br/wp-content/uploads/2024/03/conheca-servicos-em-brusque-para-tornar-mais-ativa-e-agradavel-a-vida-na-terceira-idade-guia-envelhecer-bem-o-municipio.pdf
"Desde 2001, mais de 600 matrículas de alunos de diversas idades foram feitas no curso, que cresceu e se tornou um programa na UNIFEBE.
Da filosofia à tecnologia, diversas áreas do conhecimento são abordadas semestralmente no curso Vida Ativa do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O projeto, que completa 23 anos em 2024, já resultou em mais de 600 matrículas de alunos da melhor idade, que foram levados para dentro da universidade.
Realizado semestralmente no campus Santa Terezinha, o projeto Vida Ativa UNIFEBE é um curso de curta duração pensado exclusivamente para que idosos e pessoas de meia idade retomem sua formação e se mantenham atualizados.
A cada semestre, o conteúdo do curso é oferecido conforme as necessidades dos próprios alunos, que definem os temas que serão abordados. Além das aulas ministradas por professores dos cursos de graduação e convidados, os estudantes participam de uma série de ações culturais, com visitas a exposições, oficinas e palestras sobre temas escolhidos.
Conforme a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, o Vida Ativa vai ao encontro da proposta da UNIFEBE, que é ser uma universidade comunitária. Portanto, a instituição busca trabalhar com projetos sociais diretamente voltados à comunidade.
Segundo a professora e supervisora de Extensão da UNIFEBE, Angela Sikorski Santos, mais de 600 matrículas foram feitas no curso. São em torno de 50 participantes por semestre. Muitos deles retornam todos os anos.
“A maioria está há mais de 20 anos participando e a gente procura não repetir o conteúdo. Então, trazemos temas diferenciados, como legislação para o idoso, a questão psicológica após a pandemia, educação física com exercícios específicos e artes”, detalha.
As turmas são semestrais e as aulas iniciam em março e em agosto. São 15 encontros por semestre. Para participar ou saber mais, é possível entrar em contato com a Proppex da UNIFEBE, no setor de cursos de curta duração, localizado na rua Vendelino Maffezzolli, 333 - Bairro Santa Terezinha.
Projeto ampliado
Angela aponta que o grupo de estudantes do curso faz jus ao nome do projeto: são pessoas ativas, antenadas às atualidades, interessadas em conhecimento, seja de saúde, como psicologia, além de tecnologia, arte, direito e filosofia.
Nos últimos anos, o projeto do curso Vida Ativa se transformou em um programa maior, o Unifebe e a Melhor Idade. “São ofertadas atividades diversas, além do curso. Como viagens relacionadas à arte, eventos na UNIFEBE voltados a esse público, nós temos professores que atendem grupos em associações de moradores, entre outros”, completa Edinéia.
Projeto Vida Ativa (UNIFEBE)
Rua Vendelino Maffezzolli, 333 - Santa Terezinha (no setor de cursos de curta duração) (47) 3211-7269"