Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 14/11/2023

Fonte: PORTAL DA UNAERP


No dia 11 de novembro, sábado, o curso de Direito da Unaerp participou do evento “Ação Cidadania”, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Fundação Hospital Santa Lydia e Procon. Durante a ação, realizada na Esplanada do Theatro Pedro II e na Praça XV de Novembro, alunos e professores do curso, juntamente com funcionários do Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), prestaram atendimento jurídico gratuito à comunidade, disponibilizando informações sobre órgãos públicos prestadores de serviço, retirada de dúvidas jurídicas e, quando necessário, encaminhamento de casos à Defensoria Pública.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, professor Rafael Tomaz de Oliveira, eventos como o “Ação Cidadania” fazem parte do programa de responsabilidade social da Unaerp. “Por ser uma instituição filantrópica, enfatizamos esse aspecto e nos preocupamos muito com isso, o que acaba se espelhando nas nossas atividades de extensão realizadas institucionalmente e pelos cursos”. Além disso, o professor destaca que “para a Unaerp, é a materialização de uma dimensão da responsabilidade social”, pois é o momento em que existe a eficácia do projeto. 


Evento prestou atendimento jurídico gratuito à comunidade

O coordenador do curso de Direito, Sebastião Sérgio da Silveira, ressalta que o corpo docente está animado e satisfeito com os resultados alcançados no evento. “Estamos atendendo pessoas que precisam e usando os alunos para a prestação de serviço, principalmente para contaminá-los com o ideal da Universidade de servir a comunidade”. 

Já o professor Luiz Eugênio Scarpino Junior, coordenador do Escritório de Assistência Jurídica, conta que o projeto “Ação Cidadania” faz parte das atividades extensionistas do curso e tem como objetivo “trazer serviços de orientação e acesso à cidadania”. Para o docente, ao atuar na comunidade, os alunos “estão fazendo um acolhimento, escuta e direcionamento para os órgãos públicos e para os seus serviços e necessidades que os atendidos têm em termos de cidadania”.


De acordo com o professor Rafael Tomaz de Oliveira, eventos como o "Ação Cidadania" são a materialização de uma dimensão da responsabilidade social

IMPACTO NA SOCIEDADE - Aluna da oitava etapa do curso de Direito, Alexia Kovaleski diz que ações como a realizada no sábado têm “um viés social de conseguir integrar a parcela da população com o lado do Direito e da justiça para conseguir dar melhores condições de vida a eles”.

Marta dos Santos Garcia, de 56 anos, ficou sabendo do evento por conta de um panfleto entregue na Praça XV de Novembro e procurou o serviço de atendimento jurídico. Marta afirma que um dos facilitadores é o fato de ser gratuito, pois, dessa forma, pessoas de baixa renda conseguem ter acesso à informações legais. “Com o atendimento gratuito, você vem e tira suas dúvidas aqui no centro mesmo. Isso é bom porque muitas pessoas não têm tempo e nem condições de pagar um advogado”.


O Coletivo Direito Delas também participou do evento

Além de assistência jurídica, o evento contou ainda com aferimento de pressão, testes de glicemia, espaço de desenho, vivências de dança, jogos de raciocínio e rua, distribuição de material educativo sobre prevenção à ISTs, autoteste de HIV e orientações ao consumidor, promovidos pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Fundação Hospital Santa Lydia e Procon.