Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 24/11/2023

Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2023/10/PROJETO-PROPORCIONA-E-ESTIMULO-SOCIOEMOCIONAL-PARA-A-VIDA


Projeto proporciona estímulo socioemocional para a vida

Egresso do Lar Santa Filomena retorna como universitário e diz que ações como as da Unoeste vão além da assistência e do apoio


Terça-Feira, 24 de Outubro de 2023

 

Neste caminhar do fechamento do ano letivo de 2023, pelo 19º ano (desde 2004) e uma vez por semestre a professora Dra. Edima de Souza Mattos leva ações de extensão para atender crianças e adolescentes do Lar Santa Filomena, na zona leste de Presidente Prudente. O fato novo desta vez foi o envolvimento do estudante do curso de Educação Física, José Augusto Amaro da Silva, egresso da instituição de assistência social, cujo depoimento é de que projetos, como o da Unoeste, proporcionam estímulo socioemocional para a vida.

Nesta terça-feira (24), o “Projeto de extensão: educação em saúde, artes, literatura e tecnologias para inclusão social” ofereceu pela manhã quatro ações. Orientação de saúde bucal, com distribuição de kits de escovação, desenvolvida por alunos do curso de Medicina. Outra ação do mesmo curso foi sobre primeiros socorros e técnica de desengasgo. O curso de Estética e Cosmética ofertou orientação sobre tratamento da acne e limpeza de pele. O curso de Educação Física realizou atividades físicas com grupos por faixa etária.

Foram três grupos com atividades recreativas e competitivas, em gincana que colocou a prova habilidades como raciocínio e destreza. A premiação foi em bombos e brindes destinados pelo Departamento de Marketing da Unoeste. Para o período da tarde foram programadas ações de higiene bucal e entrega de kits de escovação pelo curso de Odontologia; e novamente os primeiros socorros e desengasgo. A Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) desta vez participou enviando brindes. 

Contraturno escolar

As atividades foram abertas com as falas da Dra. Edima, que esteve acompanhada do auxiliar de secretaria Édio de Moraes Junior, e da estudante de medicina Hilana Bancalhone Carvalho, da comissão de organização de extensão junto ao Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats). Também estiveram presentes pela manhã as professoras Denise Vasconcelos de Jesus Ferrari, da Medicina; e Janaina Pereira Duarte Bezerra e Camila Rodrigues Costa, da Educação Física. Alunos da Residência Multiprofissional no Hospital Regional (HR) também participaram. 

O projeto que a Unoeste proporciona a cada seis meses é inserido pela direção pedagógica do Lar Santa Filomena em seu projeto Conhecimento Além da Escola (CAE), pelo qual são realizadas atividades diárias no contraturno escolar. São realizadas atividades em espaços de convivência, com formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir de suas demandas e interesses, de acordo com a faixa etária.

 

Foto: Homéro FerreiraJosé Augusto: egresso do Lar e aluno da Unoeste

José Augusto: egresso do Lar e aluno da Unoeste

 

Dedicação e conquista

José Augusto voltou ao Lar que lhe abrigou em parte da infância, para por fim aos maus-tratos em casa de parente. Estudava na Escola Municipal Dr. Pedro Furquim, que é vizinha, e à tarde ia para o Projeto Aquarela, na Cidade da Criança. Foi adotado por Ruyter Luciano Silva e depois de um ano deixou o ensino público e foi para o particular. Fez o ensino médio no Colégio Apogeu e desde os 16 anos alimenta o sonho de ser técnico de futebol, razão pela qual faz Educação Física que é pré-requisito do curso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Aqui [no Lar] vivi parte de minha história e sou grato. Sou um dos que mais se deu bem em mudanças na vida e levo comigo esse período da infância em que fui muito bem acolhido e fiz amigos. Dia desses encontrei um deles que durante o dia trabalha com o pai em obras [construção civil] e à noite faz entregas”, conta José Augusto que hoje trabalha como embalador de mercadorias do mercado livre e aos 19 anos, com o seu próprio dinheiro, comprou um carro. Faz à noite o curso de Educação Física e está feliz com a Unoeste.

Impacto significativo

Ele escolheu a Unoeste por causa estrutura, da capacidade dos professores e por ser de Presidente Prudente, a cidade onde nasceu e mora. Tem se envolvido com o futebol. Já esteve na Escolinha de Formação Desportiva da Secretaria Municipal de Presidente Prudente (Semepp), com o professor Horácio Castro que foi jogador profissional de futebol. Fez estágio na Escola de Futebol do Grêmio de Porto Alegre em Presidente Prudente, com professores egressos da Unoeste.

Essa caminhada e o sonho de ser técnico (tendo Tite como uma das inspirações por saber o que faz e ter o vestiário na mão) passa pelo Lar Santa Filomena, com recordações sobre as atividades externas que representavam conhecer outras pessoas fora da rotina do dia a dia e nelas sentir reforçado o estímulo em ser alguém na vida. Além da assistência do apoio para suprir as necessidades básicas de alimentação, educação e saúde, entende hoje mais do que antes que as atividades como as da Unoeste têm impacto significativo na vida de uma criança.

 

GALERIA DE FOTOS

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste