Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 03/05/2023
Fonte: PORTAL DA UNAERP
Os cursos de Psicologia e Fisioterapia da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp participaram da 9ª Caminhada do Autismo, promovida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio do projeto ABIC - A Brincadeira como Inclusão da Criança, no dia 29 de abril, no Parque Municipal Luis Carlos Raya.
No local, alunos e professores ofereceram atividades direcionadas às crianças e adolescentes, com e sem deficiências, além de núcleos familiares, a fim de promover uma manhã de lazer e entretenimento. Coordenadora do curso de Fisioterapia, a professora Carla Adelino Suaid conta que a iniciativa promove aos estudantes vivências e experiências que vão além dos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Alunos e professores ofereceram atividades inclusivas, direcionadas às crianças e adolescentes.
“É uma atividade de extensão e, quando a gente fala de atividade de extensão, é uma experimentação de trazer a Universidade junto da comunidade. Para o estudante é uma vivência que não existe em livros técnicos. O contato e, não só isso, a promoção de saúde, estar com a comunidade numa causa tão importante que é a inclusão da criança com espectro autista em um contexto de brincadeiras e atividades que, de fato, aproximam e integram”.
Aluno do curso de Psicologia, Felipe Calora Cabreira, presidente da Liga de Análise do Comportamento, conta que a participação no evento trouxe importantes contribuições para sua formação. “A Psicologia lida com pessoas, então, aqui estamos aprendendo isso, principalmente com crianças. Achamos que seria muito interessante porque essa é uma demanda que vem crescendo cada vez mais dentro da clínica e é importante para nós aprendermos a prática da profissão, porque, às vezes, ficamos dentro da Universidade, estudamos e tudo, mas quando viemos aqui, no social, vamos aprendendo também para desenvolver nossas habilidades enquanto psicólogos”.
Iniciativa promove aos estudantes vivências que vão além das salas de aula.
Entre as atividades desenvolvidas pelos dois cursos durante o evento, estiveram oficinas de construção de brinquedos sensoriais, boliche inclusivo e futebol de TNT, além de brincadeiras sensoriais com tintas e massinha de modelar, além de massagem para pais e cuidadores, conta a professora Larissa Audi Teixeira Mota, da disciplina de Fisioterapia em Neuropediatria. “São atividades voltadas para o que eles gostam, seus interesses e para que a família consiga interagir. Para incentivar a inclusão. É um dia que tem muito público, crianças de todos os tipos participam. É a inclusão por meio da brincadeira”.