Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 21/09/2023

Fonte: PORTAL DA UNAERP


No dia 2 de setembro, o curso de Nutrição da Unaerp em parceria com a UBDS Castelo Branco promoveu um mutirão de conscientização sobre diabetes e hipertensão. Para serem atendidos, os pacientes deveriam ter o diagnóstico das doenças, estar a mais de seis meses sem avaliação ou realização de exames e serem moradores na área de abrangência da UBDS Castelo Branco. 

Segundo a professora Daniela Miranda, o objetivo da ação é captar pacientes que estão sem atendimento recente e orientá-los sobre a alimentação enquanto os profissionais da UBDS cuidam dos exames clínicos. “Os pacientes atendidos foram convocados para receber orientações alimentares da nossa parte. Os exames de sangue, aferição de pressão e agendamento de consultas foram feitos pelos profissionais da Unidade”. Para a docente, esse tipo de assistência é muito interessante, já que o paciente resolve todos os aspectos que precisa em apenas um atendimento. “Isso faz com que um maior número de pessoas sejam atendidas no mesmo dia.” 


No mutirão, alunos e professores realizaram orientações a respeito da alimentação

Já para Elisângela Almeida Pulga, supervisora da UBDS Castelo Branco, o mutirão é de extrema importância para a população portadora dessas comorbidades pois “elas necessitam de orientação nutricional, e esse é um dos componentes que está relacionado ao tratamento”.

O aluno do curso de Nutrição, Guilherme Luis Zurlo, diz que o mutirão não é importante apenas para a comunidade, mas para os alunos também, uma vez que eles têm contato prático com esse tipo de ação geralmente apenas nos estágios fora da Universidade. “Nós participamos na comunidade, então é muito interessante a Universidade proporcionar isso para nós, pois é uma vivência que necessitamos para a formação”, afirma o estudante. 

A moradora do Jardim Paulista, Irley Goes, de 72 anos, diz que a assistência realizada pela Unaerp na UBDS Castelo Branco é fundamental para manter os cuidados com a saúde em dia. “Necessitamos bastante desses atendimentos e o fato de ser gratuito ajuda muito porque nem todo mundo tem condição de pagar um convênio”, destaca a paciente. 


Ação foi voltada a moradores da área de abrangência da UBDS Castelo Branco