Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 16/10/2023
Fonte: PORTAL DA UNAERP
O curso de Farmácia da Unaerp realizou, no dia 10 de outubro, a doação dos alimentos arrecadados durante a 17ª Jornada Farmacêutica. A ação social beneficiou a ONG “Associação City Só Agradeço”, que atende comunidades vulneráveis de Ribeirão Preto, sediada no bairro City Ribeirão.
A professora Marise Bastos Stevanato, coordenadora do bacharelado, explica que em todas as edições da Jornada são realizadas ações solidárias, já que a função da Universidade é, além de ensinar uma profissão, lapidar seres humanos. “Nesta edição, fomos inspirados em uma frase do Carlos Drummond de Andrade, um expoente farmacêutico, no qual ele disse que ‘amar é ação’. No caso, sempre priorizamos os alimentos e a atividade fica sob responsabilidade de um docente, auxiliando um grupo de alunos que coordenam e fazem a gestão dessa ação”.
Paula Basso, responsável por gerir a ONG, que realiza atividades como doações, atendimentos de emergência e trabalhos com crianças carentes em comunidades vulneráveis da cidade, afirma que a ação tem grande impacto para os participantes. “Fica marcado na gente, é uma semente que uma hora ou outra vai florescer. É enorme para nós, pois nos ajuda a continuar com estas ações e maior para aqueles que vão receber esse apoio. Então eu só tenho que agradecer à Unaerp”.
Ação beneficiou a “Associação City Só Agradeço”, que atende comunidades vulneráveis da cidade
Importância da iniciativa - A professora Adriana Pelegrini Pinho Ramos, responsável por coordenar a ação solidária do curso, explica o objetivo da iniciativa. “Pretendemos que o estudante desenvolva a empatia pelo próximo que, afinal, permeia a nossa profissão, seja em qualquer ambiente que nós estejamos. Então ter um olhar humanista para o que o próximo precisa”.
Membro da Comissão Organizadora da Jornada e da ação solidária, o aluno Marcelo Magalhães diz que é gratificante ajudar a ONG “Associação City Só Agradeço” por meio da doação de alimentos. “Aos futuros farmacêuticos, o curso traz este olhar mais humanizado, para que possamos lidar com essa situação, precisamos ter na prática. Desde o nosso estágio na UBS, a gente já traz esse lado mais humanizado para lidar com essas situações, então é gratificante”