Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 09/10/2023
Fonte: PORTAL DA UNAERP
A Unaerp promoveu no último sábado, dia 7 de outubro, o primeiro encontro do Projeto Jovem Bombeiro. Voltada a crianças e jovens de 8 a 16 anos, a ação visa capacitar os envolvidos a como lidar e agir em casos de emergências. Entre os temas debatidos estão assuntos como o uso de extintores, tipos de queimaduras com fogo e quando o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.
André Paterlini, do Núcleo de Esportes, Cultura e Bem-Estar, que organiza o evento, salienta a importância do papel da Universidade neste projeto. “A Instituição tem esse objetivo de apoiar e incentivar. Os colaboradores trouxeram seus filhos e também abrimos para a sociedade, então outros pais puderam trazer seus filhos na universidade, conhecê-la e apoiá-la nesse projeto”.
O bombeiro Tadeu Cassiano, responsável por ministrar as práticas didáticas às crianças, explica a importância do projeto. “No geral, nós sabemos que quando estamos em uma emergência, a criança tem essa leveza, não tem certeza do que é. Muitos deles, às vezes, ficam com os avós ou conhecidos, enquanto o pai e a mãe trabalham. Assim, caso alguém passe mal em qualquer lugar, eles tiveram essa primeira didática de hoje, de acionar os serviços de urgência e emergência e saber o que fazer.”
O bombeiro Tadeu Cassiano é o responsável por ministrar o conteúdo às crianças participantes
O colaborador Márcio Augusto Antonietto, pai de um dos inscritos, aprova a iniciativa do projeto em preparar as crianças para estes tipos de ocasião. “Se a criança já tem um certo conhecimento sobre o assunto, vai ser muito interessante para ela saber como prevenir certas situações”.
Para Lilian Gutierrez Lauer, colaboradora da Instituição, a ação é de extrema importância pela conscientização das crianças e dos colaboradores sobre as situações de emergência que todos estão sujeitos. “Ele vai poder conhecer sobre os primeiros socorros, situações que, infelizmente, acontecem, e entender e saber como agir se necessário for”.
Projeto Jovem Bombeiro é voltado a crianças e jovens de 8 a 16 anos