Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 20/03/2023

Fonte: PORTAL DA UNAERP


A Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, realizou, nos dias 14, 15 e 16 de março,  a Campanha de Doação de Sangue “Bicho Sangue Bom” e o cadastramento para doadores de medula óssea. A ação ocorreu no Hospital Electro Bonini e contou com a participação de alunos, docentes e colaboradores. 

A Campanha faz parte do Programa de Acolhimento e Integração Calouro/Veterano e ocorre uma vez por semestre, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, como forma de incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da doação de sangue. Para o colaborador Jhonatan Carlos de Sousa Costa, que participou da ação, a doação deveria ser um ato realizado por todos. “As pessoas se conscientizando disso, acredito que terá um alcance maior, porque as pessoas não entendem a importância até que aconteça com ela ou com alguém próximo". 


Além da doação de sangue, campanha incentivou o cadastro de doadores de medula óssea 

Já para a aluna do curso de Jornalismo, Gabriela Antonieti, a ação para cadastro de medula óssea foi de grande importância, pois ajudou a desmistificar mitos em relação ao procedimento. "Muitas pessoas ficaram com receio do procedimento para a retirada da medula óssea e quando me falaram eu também fiquei bem assustada e não quis doar. Voltei no dia seguinte, pois percebi que para um procedimento estético eu não teria medo de tomar anestesia e realizá-lo, então vi que eu não poderia ter medo de me candidatar e talvez salvar uma vida", comenta. 

Ao todo, a Campanha contou com a participação de 74 candidatos para doação, o que resultou em 48 bolsas de sangue e 40 cadastros para doadores de medula óssea. “Precisamos incentivar novos doadores e permanecer com os nossos doadores, já que a gente necessita do plasma de quarentena, esse plasma de quarentena, a gente colhe uma nova bolsa, faz os exames para gente conseguir liberar o plasma para seres humanos”, explica a enfermeira Joyce Ellaro B. Furtado.


Iniciativa contou com a participação de alunos, docentes e colaboradores