Postado por: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA - CANOAS

Postado em: 30/09/2023

Fonte: HTTPS://WWW.ULBRA.BR/CANOAS/IMPRENSA/NOTICIA/30980/EMPREENDEDORISMO-FEMININO-E-PAUTA-DO-14-SARAU-DAS-NACOES


O empreendedorismo feminino começa antes da ideia ou do início do negócio. Nasce na casa de diversas mulheres que buscam complementar sua renda ou crescer na carreira, se desvencilhando da desigualdade salarial. O empoderamento por meio do trabalho esbarra em diversos desafios, como a busca por espaço de fala e a flexibilidade para encarar a rotina que as mulheres assumem, conciliando casa, família, estudos, sonhos a realizar e filhos para criar, aos quais querem deixar um legado de orgulho e força.

Conciliar um número considerável de responsabilidades, dentro e fora de casa, é uma realidade para mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil no ano de 2022.

O painel de Mulheres Empreendedoras da Ulbratech Conecta, que ocorreu no 14º Sarau das Nações, no campus da Ulbra Canoas no dia 27/9, reuniu as empreendedoras Gisele Vidal, Deise Tomazel, Lizandra Barcelos e Iaraci Barbosa para falar sobre suas  histórias e desafios. Com o objetivo de trocar experiências e conectar mercado de trabalho e universidade, o evento buscou trazer um espaço de fala e inspiração para mulheres que já possuem ou querem abrir um negócio.