Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 22/08/2023
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2023/8/TROTE-DO-BEM-DA-MEDICINA-UNOESTE-ARRECADA-MEDICAMENTOS-
Amostras de remédios foram destinadas a Farmácia Comunitária da universidade que atende pacientes do Sistema Único de Saúde
Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023
O Trote do Bem já é uma tradição na Unoeste. A prática saudável de acolhimento aos novos alunos, além de recepcionar e integrar a comunidade acadêmica cumpre o papel de responsabilidade social da instituição. Nessa segunda-feira (21), calouros do curso de Medicina realizaram a entrega dos medicamentos arrecadados na ação coletiva dirigida pelo Diretório Acadêmico “Dr. José Hamilton do Amaral”. Foram mais de cinco mil amostras de medicamentos que foram destinados a Farmácia Comunitária da Unoeste, que fica no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira” ao lado do Hospital Regional (HR).
Antes do início das aulas, os calouros recebem um roteiro, em que é relacionado o que devem entregar: em média 500 amostras-grátis de medicamentos (qualquer tipo, desde que não vencidos). Para a caloura Lorena de Medeiros a ação foi muito interessante. “Foi estipulado uma meta, confesso que não consegui atingir, mas sei que tem uma grande importância, pois ajuda muitas pessoas que necessitam de uma medicação”. Lorena ainda pontua que é importante ajudar. “Em tudo na vida existe um retorno, não devemos ajudar alguém para ganhar algo em troca, mas devemos ter essa consciência de que existe esse retorno. Hoje eu ajudei e em algum momento na vida, isso pode voltar como ajuda pra mim e para todos”, reflete.
O Bruno Elias Barone Fortunato também é calouro do curso médico e comenta a visão que teve sobre o Trote do Bem. “Acho bem solidário ajudar a quem precisa, nem todas as pessoas tem condições. No curso nós vamos nas ESFs [Estratégias Saúde da Família] e vemos de perto a realidade de muitas pessoas. Sei que esses medicamentos vão ajudar bastante as pessoas que não possuem uma renda melhor”.
A presidente do Diretório Acadêmico Roberta Brinholi Victorino, aluna do 6º termo do curso, explica que a ação é semestral e todos os medicamentos são destinados a Farmácia Comunitária. “Todo semestre, quando uma nova turma entra no curso de Medicina realizamos o trote solidário, um deles é esse de arrecadar medicamentos para doarmos a Farmácia Comunitária da universidade. O intuito do trote é visar a empatia pela necessidade da nossa futura profissão e incentivar o contato do cuidado com os pacientes desde o início do curso”.
De acordo com o farmacêutico responsável pela Farmácia Comunitária da Unoeste, professor Sérgio Marcos da Silva, o local funciona como uma extensão do curso da universidade. “A farmácia tem por objetivo fornecer medicamentos gratuitos a população carente, para ajudar no tratamento das enfermidades de pessoas que não conseguem comprá-los. Nosso trabalho é realizado com a colaboração das pessoas que nos doam medicamentos e com as ações semelhantes a do Trote do Bem da Medicina”.
O professor explica a importância desse Trote Solidário. “Atendemos aproximadamente de 900 a mil receitas por mês e sem custo nenhum para as pessoas. A doação recebida nesta semana passará por uma triagem que é feita pelos alunos do curso de Farmácia. Eles também farão o armazenamento e dispensação para as pessoas com a minha supervisão”.
Serviço
A Farmácia Comunitária fica localizada no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira” ao lado do Hospital Regional (HR) com horário de atendimento das 7hs às 12hs e das 13hs às 17hs, de segunda a sexta-feira. Mas atenção, para adquirir o medicamento é preciso apresentar receita original e uma cópia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste