Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 19/04/2022

Fonte: PORTAL DA UNAERP


Após quase três anos suspenso por conta da pandemia de Covid-19, o Clube de Leitura em Estabelecimentos Prisionais, projeto desenvolvido pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Unaerp, em parceria com a Fundação Manoel Pedro Pimentel (Funap), retoma as atividades. A iniciativa leva conhecimento literário para indivíduos em situação de cárcere na região de Ribeirão Preto. Alunos interessados em participar, devem fazer a inscrição no edital até o dia 15 de junho. 

O Clube de Leitura em Estabelecimentos Prisionais é uma parceria dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Unaerp com a Fundação Manoel Pedro Pimentel (Funap). Realizado desde 2019, o projeto atua em cinco unidades prisionais da região de Ribeirão Preto, sendo elas: Penitenciárias Masculina e Feminina de Ribeirão, Centro de Detenção Provisória (CDP) e Penitenciária de Serra Azul e Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis.

“Essa parceria vem se desenvolvendo há um certo tempo, principalmente no ano de 2019. Agora, com a retomada das atividades presenciais, por conta das condições sanitárias, estamos a iniciar essa nova etapa do convênio com a Funap, que é o braço do governo do Estado de São Paulo que busca a formação e o atendimento das pessoas privadas de liberdade”, explica o professor Luiz Eugênio Scarpino Júnior, coordenador do Clube de Leitura. 

A professora Tania Cosci, responsável pelo desenvolvimento do projeto dentro dos estabelecimentos prisionais, conta que por meio do Clube de Literatura os reeducandos têm acesso a obras que vão desde clássicos como William Shakespeare, Guimarães Rosa e Machado de Assis a autores atuais como Milton Hatoum. 

“As sessões são divididas. Primeiro eles fazem as leituras, cada um com seu próprio livro e depois no dia da oficina nós nos reunimos. No primeiro momento, debatemos os livros, entendemos como se organizam, os reeducandos perguntam sobre algum ponto que não ficou muito claro e discutimos sobre isso. No segundo momento, eles escrevem uma resenha sobre a obra lida e, por fim, se dá a entrega do livro do próximo ciclo”, explica Tania. 

De acordo com Scarpino, a seleção dos detentos que podem participar do Clube de Literatura é feita pela própria Funap. O professor conta ainda que são ofertadas 20 vagas por unidade prisional e o critério é que os reeducandos saibam ler. “A ideia é impactar 100 presos a cada obra literária trabalhada”. 

 

INSCRIÇÕES -  Os interessados em participar do Projeto de Extensão podem se inscrever no edital, até o dia 23 de abril. São ofertadas 40 vagas para, preferencialmente, alunos do curso de Direito da Unaerp e também egressos, desde que justificado o interesse. Também podem se candidatar discentes dos demais cursos da Instituição. 

Os interessados devem ter disponibilidade para participar de dinâmicas e ir presencialmente ao estabelecimento prisional. Todas as atividades serão presenciais. Haverá uma van que levará o grupo de alunos às respectivas Unidade Prisionais, ao menos uma vez por mês em cada uma das cinco unidades atendidas pelo Convênio da UNAERP/FUNAP, sempre com acompanhamento de um professor/monitor indicado pela Universidade.

Para se inscrever, basta clicar aqui. Veja mais informações no edital.