Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 07/03/2022

Fonte: PORTAL DA UNAERP


A Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, promove a campanha de doação de sangue “Bicho Sangue Bom”. A ação será realizada nesta terça-feira (8) e quinta-feira (10), das 8h30 às 11h30. A doação será no Hospital Electro Bonini, no campus da Unaerp. 

A Campanha faz parte do Programa de Recepção e Integração Calouro/Veterano. Realizada desde 2002, a ação acontece uma vez por semestre e é aberta aos alunos, docentes e colaboradores da Instituição, que são incentivados a participar. O objetivo é conscientizar a comunidade universitária sobre a importância da doação de sangue. 

Além disso, contribui com o abastecimento de bolsas de sangue para o Hemocentro, que sofre com déficit de cerca de 50% em seu banco, devido à pandemia. De acordo com a assistente social Marina Pereira Braga, do Hemocentro de Ribeirão Preto, há falta de todos os tipos sanguíneos. “A pandemia trouxe um desafio para todos. Os hemocentros e os hospitais também sentiram e tivemos que nos adaptar. O estoque está muito aquém do que deveria”.

 

Em levantamento diário, Hemocentro registra quantidade de bolsas de sangue em estoque

Foto: Hemocentro de Ribeirão 

Falta que preocupa, segundo a assistente social, pois o Hemocentro abastece cinco hospitais de Ribeirão Preto, além de 40 cidades da região. “Nos meses de março e abril de 2020, fizemos campanhas e a população prontamente respondeu, mas nos meses subsequentes percebemos o medo da população em comparecer para doação. Tivemos que nos reinventar nas campanhas e chamados pelas redes sociais, mas até hoje sofremos com o impacto”. 

 

BICHO SANGUE BOM - Podem participar da campanha pessoas com idades entre 16 e 69 anos que pesam 50kg ou mais. Não é necessário estar em jejum antes da doação de sangue. Além disso, os candidatos devem comparecer, no dia e horário marcado, com um documento de identificação original com foto em mãos.   

 

Campanha é retomada depois de dois anos, após ter sido interrompida pela pandemia  

O professor especialista em hematologia Guilherme Augusto Silva dos Santos, do curso de Medicina da Unaerp, explica que a doação de sangue não traz riscos para o doador, porém são necessários alguns cuidados. “Não se deve doar em casos de febre, gripe ou resfriado, gravidez ou pós-parto”.