Postado por: UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

Postado em: 28/07/2022

Fonte: HTTPS://UNIUBE.BR/ACONTECE-NA-UNIUBE/UNIUBE-SEDIA-ATLETISMO-DOS-JOGOS-ESCOLAS-DE-MINAS-GERAIS


A Uniube sedia, nesta semana, o atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ao todo, mais de 3 mil estudantes de 12 a 17 anos participam, representando 206 municípios do estado. A competição, que ficou suspensa em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19, conta com cerca de 800 jogos e acontece até o próximo sábado (30).

É a quinta vez que Uberaba sedia a olimpíada que, dessa vez, conta com a participação de 756 alunos de escolas públicas e privadas. A competição faz parte do projeto Minas Esporte, do Governo do Estado e é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. "É o maior evento de jogos escolares do Brasil e está acontecendo aqui em Uberaba, pois nossa cidade possui toda a estrutura para receber as disputas. Os alunos que vieram para Uberaba estão alojados em escolas, sendo que cada um tem as suas delegações e atividades escolares para que os jovens realizem durante a semana", explica a presidente da Funel e coordenadora do curso de Educação Física EaD da Uniube, Sandra Nascimento.

Os jogos são divididos em quatro etapas: a microrregional, a regional, a estadual e a nacional. Os campeões da etapa estadual seguem para as Olimpíadas Escolares. "As modalidades são olímpicas, realizadas de forma individual e coletiva. Estão aqui os alunos que já se classificaram na etapa regional para a estadual. E os classificados nessa etapa vão para a nacional, a partir dela [a nacional] podem chegar na mundial. E aí tem a possibilidade também de surgir várias estrelas do esporte", destaca Sandra.

Serão 13 espaços esportivos da cidade: Arena Funel, CEMEA Boa Vista, colégios Marista Diocesano e Gabarito, Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes, Conselho Afro, Escola Estadual Santa Terezinha, ginásios do SESI e do SESC, Uberaba Tênis Clube, Uirapuru Iate Clube, UFTM-ICTE e Uniube. Todos os eventos do JEMG são abertos ao público e têm entrada gratuita. "A parceria com a Uniube é fundamental, porque sem essas parcerias os jogos não acontecem. A gente precisa de espaço, com as condições necessárias para atender os alunos e espaços que sejam preparados estruturalmente. E igual a Uniube não tem, é muito bem preparada, a estrutura fenomenal. Por isso, essa parceria é tudo para nós, não dá  para caminhar sozinho. E a Uniube já tem essa visão, do poder do esporte, que pode mudar a vida das pessoas", pontua.

O intuito da competição é proporcional para todos os tipos de estudantes o contato com o esporte. "É importante, com a disputa, deixarmos um legado para os jovens da importância que o esporte tem e para que eles percebam também que podem ter grandes oportunidades, muitas que talvez eles nem imaginariam ter. A gente sabe que daqui sairão estrelas, pois muitos possuem um ótimo rendimento e temos olheiros nessas provas. Então, elas servem de vitrine para que as pessoas possam ver o desenvolvimento dos alunos", conclui Sandra.