Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 05/09/2022
Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2022/9/MUTIRAO-DO-LIXO-ELETRONICO-ARRECADA-CERCA-DE-34-TONELADAS
Resultado ficou dentro do que era esperado e é classificado como positivo pela administração municipal
Segunda-Feira, 5 de Setembro de 2022
O Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente arrecadou no sábado (3) cerca de 34 toneladas em três pontos de arrecadação: Parque do Povo, estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ana Jacinta e no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) no Parque Alvorada, na zona leste. O resultado ficou dentro do esperado, sendo classificado como positivo pela administração municipal. A coleta no parque ocorreu das 8h às 16h, e nos bairros das 9h às 13h.
A Prefeitura e a Unoeste mobilizaram 180 voluntários, sendo a maioria estudantes da Faculdade de Informática de Presidente Prudente, conforme o professor Haroldo Alessi, um dos coordenadores de cursos que esteve presente junto com o diretor Moacir Del Trejo. Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a 14ª edição do e-lixo reafirmou a missão da Unoeste pela formação cidadã de seus alunos.
Proteção ambiental
Sobre a importância do evento, Dr. Adilson destacou a prática sustentável da destinação correta do lixo eletrônico, como forma de contribuição para uma sociedade justa, economicamente viável e, principalmente, correta em termos ambientais. O montante arrecadado evita sérios danos ao meio ambiente, conforme pontuou o pró-reitor. Nessa ação em parceria com a Prefeitura, a Unoeste destinou 10 bicicletas que foram sorteadas no final do evento, no Parque do Povo.
A entrega das bicicletas aos sorteados será na sexta-feira (9) desta semana no campus I da universidade, na rua José Bongiovani, 700, no bairro Cidade Universitária. Será às 9h no Espaço Cultural Professor Agripino, ao lado da Reitoria. O secretário municipal da Tecnologia da Informação, Helton Sapia anunciou o montante arrecadado nesta segunda-feira (5) manifestando o agradecimento da Prefeitura à população, por ter comparecido e dispensado o seu eletroeletrônico em desuso.
Parceria das Unoeste
Helton Sapia agradeceu também a Unoeste que junto com poder público tornou possível mais uma edição do mutirão, classificado por ele como maravilhoso e importante para a preservação do meio ambiente e a conscientização da sociedade. O prefeito Ed Thomas esteve presente no Parque do Povo e, publicamente através do serviço de som, agradeceu a parceria da universidade. “Não seria assim tão grandioso se a gente não contasse com a Unoeste”, disse, elogiando ainda o secretário Helton e demais envolvidos.
Foto: Homéro Ferreira
Equipe de voluntários da parte da manhã e organizadores, no Parque do Povo
Além de Helton, também estiveram presentes pela manhã o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Luizari; da Educação, Sirlei Oliveira; do Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Setti; e da Comunicação, Geraldo Gomes. O mutirão deste ano envolveu ainda a Fundação Inova Prudente e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) que faz a gestão de logística reversa pós-consumo.
Destinação correta
O gerente operacional da associação com sede em São Paulo, Robson Diego de Almeida, contou que tem percorrido o Brasil e vê como muito importante essa parceria da Prefeitura com a Unoeste, inclusive por encontrar em poucos eventos o envolvimento de instituições de ensino superior. Contou que o montante arrecadado foi enviado à GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, de São José dos Campos; empresa qualificada e certificada para dar destinação correta ao e-lixo.
Voluntários foram instruídos em como proceder com os diferentes materiais, ao retirá-los dos veículos e coloca-los nas gaiolas disponibilizadas pele empresa. Todos receberam luvas de raspa de couro e alguns foram esquipados com óculos protetores, de acordo com o manuseio que iria fazer. Equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, liderada pelo coordenador Renato Gouvea de Jesus, separou eletrodomésticos em condição de uso, para destinar às famílias em vulnerabilidade social.
Oficina para reciclar
A diretora da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, professora Clara Cristina Daguano, levou um grupo de alunos, moradores do jardim Guanabara e adjacências, para ação de educação ambiental promovida pela Unoeste em parceria com a prefeitura. As crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental participaram de oficina de artes com o professor universitário e artista plástico Josué Pantaleão. O artista Itamar Xavier confeccionou um peixe com sucatas de ferro e teclados de computador.
Também prestigiaram o Mutirão de Lixo Eletrônico o novo presidente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) João Cesário Giglio Marques e a gerente Fernanda Bagli. Para esta terça-feira está prevista reunião para renovação do termo de parceria da Abree com a prefeitura, visando a coleta permanente de lixo eletrônico em pontos estratégicos a serem instalados em Presidente Prudente. Trabalho que envolveria alguma empresa regional para cuidar da logística.
Sortudos
Os sorteados e contemplados com as bicicletas são: Aparecido José Machado, Jaqueline Lopes Martins, Marcelo Fernandes, Marina Castaldeli, Genivaldo da Silva, Nathalia Santos, Fernando Roodeney Cano, Davi Magalhães, Neusa Aparecida Shibelgs e um participante que só marcou o primeiro nome e cujo número de telefone não permitia completar a ligação. Porém todas as tentativas continuam sendo feitas no sentido de encontrá-lo.