Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 01/08/2022
Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2022/8/ESCOLARES-TERAO-SERVICO-DE-SAUDE-VISUAL-NO-RALLY-DOS-SERTOES
Triagem para o atendimento médico da SAS Brasil é feita pela Unoeste e por secretarias de três cidades
Segunda-Feira, 1 de Agosto de 2022
Como parte dos serviços a serem prestados à comunidade regional durante a passagem do Rally dos Sertões em Presidente Prudente, no último sábado (27) e último domingo (28) deste mês, está o de saúde visual do escolar. Os exames clínicos serão em carretas da instituição de saúde do 3º setor SAS Brasil, com a atuação de médicos voluntários e com a previsão de atender 428 escolares, sendo 350 de Presidente Prudente, cerca de 45 de Narandiba, 25 de Alfredo Marcondes e oito de Anhumas. A triagem com os testes de acuidade visual foram feitas por secretarias municipais de saúde de três municípios, sendo que em Narandiba será realizada pela Unoeste.
Com a expertise de mais de 12 anos de realização do Projeto Saúde Visual do Escolar, de iniciativa do Rotary Clube Centenário, em parceria com o Banco de Olhos da Santa Casa e a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, a Unoeste recebeu demanda de Narandiba e a expectativa é de que 450 alunos passe por testes de acuidade visual no segundo sábado (13) deste mês. A estimava da Secretaria Municipal de Saúde é de que 10% sejam encaminhados para o atendimento médico em Prudente, no dia 27 ou 28 no Parque do Povo, local de concentração de várias atividades vinculadas ao Rally dos Sertões e que envolvem parceiros, entre os quais a Prefeitura de Prudente e a Unoeste.
Estrutura e logística
Na manhã desta segunda-feira (1º), a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), em alinhamento com a Pró-reitoria Acadêmica e o Departamento de Marketing, enviou à Narandiba uma equipe do curso de Enfermagem para organizar a triagem de 350 alunos da Escola Municipal Ineura Rodrigues de Lima e 110 da Escola Estadual Professora Takako Suzuki. O professor Eduardo Fuzetto Cazanãs esteve acompanhado dos alunos Eduardo Gomes Tanaka e Bárbara Caroline Japecanga Bortoluzzi. O primeiro encontro foi com o coordenador municipal der Saúde, Fernando César de Carvalho, acompanhado da apoiadora de gestão Rita de Cássia Vieira Aragão.
Foto: Homéro Ferreira
Silvane, César, Rita, Bárbara, Eduardo Tanaka, Marley e Eduardo Fuzetto, na escola municipal
Em nome do prefeito Itamar dos Santos Silva houve a deliberação sobre várias providências. O segundo encontro ocorreu na escola municipal, junto à diretora Marley Aparecida de Souza, à vice-diretora Hianda de Souza Araújo e à coordenadora Silvane Florentino Porto. O terceiro foi na escola estadual, com a diretora Edna Biscaino Alcântara, a coordenadora pedagógica Ellen Alves Dias e a professora do projeto de leitura Ivani Pereira. Dentre outras medidas de estrutura e logística, ficou para a manhã do dia 13 a aplicação dos testes para alunos da escola municipal e à tarde aos da escola estadual; e se houver necessidade uma equipe da Enfermagem retornará no dia 20.
Programa Educa Pontal
A demanda de Narandiba surgiu junto ao Programa Educa Pontal, pelo qual a Unoeste atende as mais diferentes necessidades das escolas de oito municípios da região do Pontal, vinculados à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. A administração do prefeito Itamar mantém parcerias com a universidade e dentre as ações antes do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a maior delas foi o Programa Unoeste Transforma que levou vários serviços à comunidade, em abril de 2019. Como parte dos serviços foram plantadas mudas de árvores no Parque dos Ingás e em uma área próxima à horta da Escola Takako, que hoje têm um belo porte.
A nova grande ação será a triagem de saúde visual para os 450 escolares. O que é visto pela saúde e educação local como excepcional contribuição da Unoeste para Narandiba que na atenção básica utiliza como referência o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Prudente; de tal forma que em suas unidades de saúde não conta com oftalmologista. Outro ganho significativo da ação com a SAS Brasil, parceira do Rally dos Sertões: a doação de óculos para as crianças que terão a necessidade de usá-los. Ganho associado ao fato de que pai e mãe dificilmente percebem que os filhos estejam enxergando bem; sendo que o enxergar bem é essencial para a aprendizagem.