Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 08/04/2022
Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2022/4/ACORDO-TECNICO-E-FIRMADO-PARA-AJUDAR-COOPERATIVA-DO-PONTAL
Parceria envolve o Instituto Oeste Paulista, a Unoeste e a Cooperamas que reúne mulheres de assentamentos
Sexta-Feira, 8 de Abril de 2022
Em parceria com o Instituto Oeste Paulista (IOP) a Unoeste firma termo de cooperação técnica com a Cooperativa de Mulheres Assentadas (Cooperamas), com sede em Mirante do Paranapanema, no Assentamento São Bento, conhecido como Pé da Galinha. Os cooperados passam a contar com assistência técnica através de projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade. O documento foi assinado na manhã desta sexta-feira (8) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp).
A presidente da Cooperamas, Josiane da Silva Montemor, comemorou o acordo e contou que uma das preocupações iniciais é a melhoria da pastagem que tem sido um problema no período de estiagem, quando a saída é vender parte do rebanho para não perder animais por falta de alimentação. O forte da economia local tem sido a produção de leite que está em 65 mil litros por ano. “Temos oito sócios ativos e 68 cooperados”, disse Josiane, filha de uma das lideranças do assentamento, Maria Nazaré da Silva Montemor.
A cooperativa foi criada em 2020 como parte da luta de 20 anos da Associação de Mulheres da Região do Pontal do Paranapanema (Amas). Portanto, desde 2000. Porém, há quatro anos começou a mobilização das mulheres por escolas e serviços de saúde nos assentamentos da reforma agrária. São 117 assentamentos no Pontal, sendo mais de ? em Mirante. Conforme Nazaré, os assentados trabalham, produzem muito e querem crescer. Unidos têm obtidos conquistas, entre as quais está o laticínio próprio.
Ainda que as obras do laticínio não estejam concluídas, já estão atuando no local e conseguiram sair das empresas que pagavam pouco pelo leite, em valor que chegava a ser metade do preço médio do livro na região ou mesmo no Brasil. Durante a cerimônia, Nazaré falou de soluções e de problemas que ainda persistem, tais como a falta de título de posse das terras e necessidade da melhoria da logística para poderem escoar as produções de pecuária e agrícola.
Foto: Homéro Ferreira
Participantes da cerimônia de assinatura do acordo técnico
O presidente do IOP e também da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, disse que o instituto tem amplas frentes através de câmaras técnicas para promover o desenvolvimento regional e que uma delas é a da produção agropecuária, para qual a expertise da Unoeste, através dos cursos de ciências agrárias, é de fundamental importância. O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, reafirmou o compromisso de amparar os produtores com assistência técnica.
Para essa área a universidade mantém o Programa Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS) que promove a transferência de técnicas e tecnologias para a produção integrada e sustentável de leite, carne, forragens, peixes, hortaliças, frutas, compostos orgânicos, conservação do solo e da água das propriedades de agricultores familiares. “A Unoeste é a parceria que proporciona produzir com qualidade”, pontou o coordenador técnico do IOP, Antônio João Batista.
Toninho, como é mais conhecido, apresentou um histórico do instituto que teve seu trabalho iniciado em 2004 nos mais de 50 municípios da região de Presidente Prudente, priorizando a criação da cooperativa de crédito Sicoob Oeste Paulista que está consolidada já com 14 anos de atuação. Então, a partir de 2019 passou a dar vazão às demandas das câmaras técnicas, incluindo a atenção aos agricultores familiares, sendo que o primeiro passo foi mapear a redação para conhecer as demandas como no caso da Cooperamas.
Além das assinaturas dos participantes que compuseram a mesa de condução da cerimônia, o documento foi assinado pelo Dr. Augusto César de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), instituição mantenedora da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste