Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 05/10/2021
Fonte: SITE UNAERP
No dia cinco de outubro de 1995, nascia o Grupo Renascer com o objetivo de melhorar a autoestima e qualidade de vida da população da terceira idade. Hoje, o projeto completou 26 anos de trabalho ininterrupto a comunidade e comemorou com uma confraternização repleta de risos e união.
Atualmente, o grupo é composto por 30 idosos e tem como objetivo principal dar a essa população, por meio dos exercícios físicos, convivência em grupo e trocas de experiências, uma melhor qualidade de vida, tanto física quanto mental. O grupo, muito motivado, se encontra às 7 da manhã, de segunda a sexta no campus da Unaerp e são recebidos pela professora Laura Umbelina Vecchi, criadora e coordenadora do projeto.
A professora Laura ressalta a importância das atividades e como a Universidade as abraçou, disponibilizando as dependências do campus, como as quadras poliesportivas, as piscinas e a academia. “A Universidade colabora com o envelhecimento saudável, levando em consideração que envelhecer com saúde é a melhor forma de prever um futuro onde este processo deve ser um bônus e não um ônus. Além disso, o grupo colabora com os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e outros nas pesquisas de conclusão de curso, por exemplo”, comenta.
Desde sua criação, em 1995, o projeto só foi interrompido durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020, voltando com as atividades em agosto deste ano. Depois da pausa involuntária o Grupo voltou com garra e atividades diversas distribuídas ao longo da semana. De segunda-feira os exercícios são para melhoria do condicionamento físico; na terça é o dia da ginástica localizada com o auxílio de materiais como arco, bola, step, bola suíça e outros; na quarta-feira tem aula de dança; quinta e sexta-feira são as aulas na academia, com musculação, além da hidroginástica, de segunda a quarta feira às 8 horas.
Maria Gonçalves Machado, completa 83 anos amanhã (06/10) e faz parte do projeto há aproximadamente 12 anos. Ela comenta que faz de tudo para estar presente todos os dias e ressalta como o projeto a ajudou após a perda de seu filho. “O Grupo me ajuda a sair da solidão que é estar sozinha em casa. Principalmente no período de pandemia, eu chegava a chorar quando via o ônibus que eu pegava para vir para cá passando, por que o projeto entrou em mim, no meu coração. Aqui eu melhorei meus pensamentos. E se um dia isso aqui acabar eu vou ficar muito triste”, conclui.
Conceição Luciane de Souza é uma das integrantes que está no Grupo há mais tempo, são 24 anos. Ela comenta que o projeto é tudo na vida dela e mudou sua vida pois antes nunca tinha praticado exercícios físicos. “O meu filho era personal e me motivou a entrar, então quando entrei nunca mais sai. Me sinto mais esperta e leve”.
Já Tânia Maria Schievano conta que o Renascer a ajudou na parte de integração social, além do bem-estar físico e mental, e que essa rotina de exercícios e convívio tem um papel essencial em sua vida. Para ela o período de pandemia, longe das atividades e do convívio em grupo, a deixaram triste. “A experiência é ótima, a gente tem muito mais disposição, nos soltamos mais, temos as amizades. E me ajuda muito na parte psicológica, física e social”, finaliza a aposentada.

Grupo Renascer realizou uma confraternização para comemorar os 26 anos do projeto

Professora Laura Umbelina Vecchi, criadora e coordenadora do projeto

Maria Gonçalves Machado, faz parte do projeto há aproximadamente 12 anos

Tânia Maria Schievano contou que participar do Grupo ajuda muito na parte psicológica, física e social

Conceição Luciane de Souza está no Grupo há 24 anos