Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 12/03/2021

Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2021/3/ALUNOS-DE-ESCOLAS-DO-PONTAL-SAO-ORIENTADOS-PARA-CIDADANIA


Alunos de escolas do Pontal são orientados para cidadania

Intervenção com gremistas abre cronograma de ações do Programa Educa Pontal neste primeiro semestre de 2021


Sexta-Feira, 12 de Março de 2021

A primeira de três intervenções remotas do Programa Educa Pontal neste semestre esteve voltada para alunos que integram e os que são candidatos aos grêmios estudantis, juntamente com professores que atuam nessa área em escolas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. O professor Dr. Ademir Henrique Manfré, do curso de pedagogia a distância da Unoeste, ofereceu orientações para a cidadania.

A temática foi centrada na ética em seu conjunto de valores e princípios na vida de cada indivíduo na relação com outras pessoas e o ambiente. Na live com conteúdo e ilustrações expostos didaticamente, o primeiro momento foi mais reflexivo e conceitual sobre o que é ética e a sua história; o que é cidadania e quais são os direitos e deveres do cidadão. No segundo momento, o foco esteve voltado à importância dos grêmios.

Cidadania e ética 

Como direito individual das pessoas participaram das decisões da cidade, a cidadania foi apresentada como condição que caminha abraçada com a ética. Sobre as atividades dos grêmios foi feita ampla abordagem como as de envolvimento de toda comunidade estudantil e a condução coletiva para promover eventos, buscar parcerias, organizar grupos de estudos e diálogos com a sociedade. Durante o tempo todo, os alunos interviram com perguntas e expondo seus pontos de vistas.

A intervenção envolveu na organização o supervisor José Francisco de Lima e os professores coordenadores do núcleo pedagógico Ivani Aparecida Pereira e Sandro Pereira; em conformidade com as propostas dos parceiros do Educa Pontal que são a Diretoria de Ensino e a Unoeste; e consonância com o Programa Conviva-SP, voltado para melhorar a convivência escolar e que Secretaria de Educação do Estado de São Paulo mantém em mais de 5,4 mil escolas. 

Secretário estadual 

O dirigente regional de ensino, professor Enio Magro, abriu a intervenção dizendo que o recesso escolar na rede estadual de ensino, por causa do agravamento da pandemia do coronavírus, é um momento para aprofundar mais o diálogo entre todos os envolvidos na comunidade estudantil; referindo-se ao exemplo da intervenção sobre ética e cidadania, proporcionada pela Diretoria de Ensino e a Unoeste, através das pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e Acadêmica.

A importância do Educa Pontal foi reafirmada ao ter mais uma vez a participação de um representante da secretaria estadual, o coordenador pedagógico Leandro Negreti, responsável pelos grêmios estudantis do estado. No ano passado estiveram envolvidos outros representantes em intervenções com professores e servidores. A fala de Leandro enalteceu a importância da formação cidadã proporcionada aos gremistas. Ao final, solicitou o link de acesso ao vídeo para mostrar ao secretário estadual da educação, Rossieli Soares da Silva.

Outras intervenções 

Programa coordenado pela Dr. Danielle Nascimento Aparecida do Nascimento Santos, coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância e professora do mestrado e doutorado em Educação da Unoeste, o Educa Pontal terá na próxima intervenção formação continuada, sobre inclusão de alunos com deficiência, para professores que atuam nos anos iniciais, com a Dra. Camélia Santina Murgo. A terceira intervenção será sobre uso de tecnologias na educação, com a equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead).