Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 31/05/2021
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2021/5/PROJETO-DOA-MAIS-DE-17-MIL-MASCARAS-AO-LAR-SANTA-FILOMENA
Também foram produzidos e doados vídeos para ações de orientações às crianças, adolescentes e suas famílias
Segunda-Feira, 31 de Maio de 2021
Parte das máscaras doadas a o Lar Santa Filomena
Projeto de inclusão social adequa a sua ação aos tempos de pandemia e doa 1.740 máscaras ao Lar Santa Filomena de Presidente Prudente (SP). Ao longo dos últimos 16 anos foram feitas diferentes ações de atendimento às crianças e adolescentes, iniciadas em 2004 pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste.
Com periodicidade semestral, as atividades são diferentes e dentre elas já ocorreram orientações sobre higiene bucal e gravidez na adolescência, produção de personagens de jogos digitais, realização de pintura em papel e exibição de filmes com foco em questões ambientais.
Na condição de proponente do projeto junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a professora Dra. Edima de Souza Mattos contou que desta vez foi atendida uma necessidade pontual da instituição que tem 60 anos de atuação social. Foram doadas máscaras de pano (a grande maioria) e descartáveis para o uso dos atendidos e de seus familiares.
As doações foram feitas por professores e outros funcionários das faculdades de Informática e de Medicina da Unoeste, pela Instituto Cezar Humberto Salvador e pela Tatys Uniformes que além de doar mais de 130 máscaras, fez as confecções das demais com preço acessível.
Foto: Homéro FerreiraGiselle Spinelli, Edima de Souza Mattos, Haroldo Alessi, Adriana do Amaral e Nilva Galli
Para o segundo semestre está prevista a repetição da ação, conforme o professor Haroldo Alessi, um dos coordenadores da Fipp. A coordenadora pedagógica da Medicina, Nilva Galli, diz que a doação das máscaras, além da questão social, incentiva a proteção da Covid-19, que é algo muito importante nesta pandemia.
O projeto “Educação em saúde, tecnologia, leitura e artes: sinergias para inclusão social” tem o envolvimento dos cursos da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste) e dos cursos de Odontologia e de Estética e Cosmética da universidade.
Os objetivos são os de dar visibilidade à realidade social de crianças, jovens e idosos em locais de acolhimento; promover ações de acolhimento e responsabilidade social; e atualmente desenvolver ações de educação e saúde na pandemia. No mesmo ato da entrega das máscaras realizadas na última sexta-feira (28), foram entregues três vídeos para serem utilizados com os atendidos pelo lar e as suas famílias.
O vídeo sobre higiene corporal e como lavar as mãos produzido por Meire Correia do Mestrado em Ciências da Saúde. O vídeo uso correto de máscaras foi feito pela aluna da Medicina, Azânia Mahim José Libânio da Silva. A professora do curso médico, Cecília Creste produziu o vídeo saúde mental na pandemia.
Em nome da diretoria do Lar Santa Filomena, as doações foram recebidas pela assistente social Adriana do Amaral Cunha e pela psicóloga Giselle Aparecida Spinelli. Ao agradecerem, contaram que atualmente atendem 139 crianças pelo projeto Conhecimento Além da Escola (CAE), um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; 55 crianças e adolescentes em serviço de acolhimento; e estão com 18 vagas em aberto para crianças de 6 a 8 anos de idade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste