Postado por: UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
Postado em: 17/09/2020
Fonte: HTTPS://UNIUBE.BR/CONTEUDO2.PHP?P=4&M=&C=2648
Com o intuito de promover bem-estar e contribuir para a formação pessoal e interpessoal da comunidade, o curso de Pedagogia a distância da Universidade de Uberaba (Uniube) lançou, recentemente, o “Projeto Esperançar”. Trata-se de um ciclo de palestras on-line abertas à comunidade com temas pensados para fortalecer o emocional e a autoestima diante de um momento difícil de pandemia.
Até dezembro, serão 10 palestras diferentes realizadas a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, com duração de aproximadamente 30 minutos. Os primeiros temas já abordados foram: autoconhecimento, autorresponsabilidade, felicidade e reciprocidade. “Os profissionais que desenvolvem os temas são altamente preparados e estão dispostos a fazer com que os participantes se sintam mais confiantes, positivos, determinados, acreditando mais em si para buscarem seus sonhos e transformá-los em realidade”, afirma a gestora do curso de Pedagogia a distância, professora Lúcia Helena Borges de Oliveira.
A próxima palestra está prevista para o dia 29 de setembro, com o tema Paz e Ciência. No dia 06 de outubro, o Projeto Esperançar falará sobre coragem. Já no dia 20, sobre alta performance. No dia 03 de novembro, o tema será Resiliência e no dia 17 Gratidão. Para encerrar o projeto, no dia 1º de dezembro, o tema será Afetividade. “Todos os temas estão ligados a um trabalho interior. Primeiro trabalho comigo, depois trabalho com o outro, isto é, primeiro tenho que estar bem comigo para depois ficar bem com o meu próximo”, comenta Lúcia.
Segundo a professora, ao final do projeto, a expectativa é poder crescer e contribuir. “À medida que contribuímos para o bem-estar do próximo, o que fazemos retorna para nós como aprendizado, crescimento e gratidão. Nossa expectativa é atingir o público em geral, principalmente, aqueles que estão com maiores dificuldades de enfrentar os desafios impostos pelo isolamento social. Já estamos muito felizes com a participação das pessoas, com a interação conosco durante o evento, assim como com as visualizações que já tivemos no YouTube. Alguns depoimentos das pessoas no chat fortalecem a nossa certeza de que estes temas precisam ser mais explorados no contexto educativo”, afirma.