Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 20/04/2020
Fonte: HTTPS://UNILESTE.CATOLICA.EDU.BR/PORTAL/NOTICIAS/CURSO-DE-ENGENHARIA-MECANICA-REALIZA-ATIVIDADES-DE-CAPACITACAO-EM-SEGURANCA-NO-TRANSITO/
É sabido que estamos vivendo uma pandemia relacionada com a COVID-19. A patologia desencadeada pelo coranavírus apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória. Desses casos, aproximadamente 5% podem necessitar de tratamento por insuficiência respiratória grave (suporte ventilatório).
Nesse cenário, o projeto de extensão de Educação no Trânsito do curso de Engenharia Mecânica do Unileste realiza hoje (20), uma capacitação on-line abordando as medidas preventivas adequadas para pedestres e motociclistas visando estimular a adoção de práticas seguras entre os graduandos.
A docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz, coordenadora do projeto, destaca que serão apresentadas técnicas simples e eficazes. “As discussões que serão realizadas objetivam contribuir para mobilizar os discentes para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento”, afirma. Ainda segundo ela, a pretensão é promover uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar danos à saúde.
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Antônio Machado Filho, destaca que as atividades supervisionadas serão conduzidas por discentes do projeto usando como instrumento formativo a exposição dialogada e estudo de casos. “A pretensão também é contribuir para o protagonismo dos extensionistas, em uma relação de troca, estabelecendo condições propícias para reflexões aprofundadas. Trata-se de uma via de mão dupla em que todos aprendem e compartilham experiências”, comenta.