Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 19/07/2020
Fonte: HTTPS://UNILESTE.CATOLICA.EDU.BR/PORTAL/NOTICIAS/PROJETO-DE-EXTENSAO-PROMOVE-DEBATE-SOBRE-VIOLENCIA-DE-GENERO/
Estudantes dos cursos de Psicologia e Direito, por meio do projeto de extensão Grupo reflexivo para autores de violência contra mulheres, realizam hoje (19), a partir das 18h, um bate-papo on-line com o tema: Vamos falar sobre a masculinidade e seus impactos sobre a violência de gênero? O evento, que acontecerá via Google Meet, tem como público-alvo homens de diferentes idades.
A iniciativa visa contribuir para o fim da violência contra a mulher, debatendo os valores da masculinidade; fornecendo informações sobre a violência de gênero e suas consequências; possibilitando que os homens possam ressignificar as representações do papel de ser homem e ser mulher em nossa sociedade; favorecer o estabelecimento de relações não violentas e contribuindo para a solução de conflitos de forma dialógica, pacífica e legal.
Segundo o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), com o Isolamento Social causado pela pandemia da Covid-19, observou-se um aumento significativo de casos de violência doméstica contra as mulheres no país. O principal fator desse aumento é a maior permanência das vítimas na convivência com os agressores.
Segundo o professor e coordenador do projeto, Antônio Honório Ferreira, esse debate é de grande importância, pois combater a violência no ambiente doméstico é um dever de todos. “O nosso projeto de extensão tem feito sua parte. Há um ano realizamos rodas de conversas, além de atender homens autores de atos violentos encaminhados pelo Fórum de Coronel Fabriciano. Neste ano, está previsto o atendimento aos homens sentenciados da Comarca de Timóteo, mas em função do distanciamento social essas atividades estão suspensas, no momento”, conclui.
O encontro, que será mediado pelos estudantes do projeto, permitirá a interação dos participantes por meio de perguntas, depoimentos, entre outros. O evento é aberto ao público e, para participar, basta acessar o link.
Saiba mais sobre o projeto
Criado em 2019, o projeto de extensão Grupo reflexivo para autores de violência contra mulheres tem como objetivo a implementação de grupo socioeducativo para atendimento de homens que figuram como agressores nos processos de violência doméstica, que tramitam na Vara Criminal e da Infância e Juventude das Comarcas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e de Timóteo. Além disso, o projeto realiza rodas de conversa para debater a masculinidade e seus impactos sobre a violência de gênero. A iniciativa caracteriza-se como uma intervenção psicossocial e jurídica, de caráter interdisciplinar, tendo como referência metodológica as Oficinas de Dinâmica de Grupo, numa perspectiva socioeducativa, reflexiva e orientacional