Postado por: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNIDADE BELÉM - UNAMA

Postado em: 19/01/2020

Fonte: HTTPS://WWW.OLIBERAL.COM/PARA/TRABALHADORES-PRECISAM-FICAR-ATENTOS-A-TRANSTORNOS-MENTAIS-1.230677


https://www.oliberal.com/para/trabalhadores-precisam-ficar-atentos-a-transtornos-mentais-1.230677

Trabalhadores precisam ficar atentos a transtornos mentais

Profissões, como motoristas e entregadores por aplicativos, já figuram na lista de profissionais com riscos de desenvolver ansiedade, depressão ou burnout 

Qualquer pessoa, por uma série de elementos e condições combinados, pode desenvolver doenças como ansiedade e depressão. Só que quem tem uma rotina de trabalho, em determinadas profissões — ou mesmo está desempregado —, pode estar mais vulnerável. Não apenas a esses dois transtornos, mas a um terceiro, chamado de síndrome de burnout. O Janeiro Branco é um mês voltado a cuidados e informação sobre saúde mental. E pode ser um bom momento para muitos trabalhadores do Brasil ficarem atentos a sintomas e sinais de risco.

Periodicamente, estudos são publicados, em todo o mundo, para alertar profissionais, de diversas áreas, sobre riscos à saúde mental. Em comum, a maioria aponta que policiais, professores, jornalistas, médicos, enfermeiros, estudantes, motoristas e entregadores por aplicativos — duas profissões muito recentes no Brasil —, bombeiros, socorristas de ambulância, operadores de telemarketing, rodoviários do transporte público, cirurgiões, dançarinos e músicos.

Essas profissões são apontadas em levantamentos da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR, ou Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse, no ano passado); pela revista Exame (2016); e apontados pelo psicólogo Alessandro Bacchini, professor doutor e coordenador do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama).