Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 05/10/2020
Fonte: WWW.UNAERP.BR
Até março, antes do isolamento social necessário para controlar a pandemia da Covid-19, todos os dias, cerca de 40 senhoras e senhores, logo cedinho, às 7 da manhã, chegavam à Unaerp para as atividades do Grupo Renascer. Ali, em meio a exercícios, risadas, conversas sérias, eles se consideram no auge. Dançam, cantam, fazem musculação, caminham pela pista de atletismo, conversam, convivem com os amigos e se garantem porções generosas de alegria, esperança, afeto e muita energia.
Em atividade constante desde 1995, o Grupo Renascer está fazendo bodas de prata, num casamento bem sucedido com a saúde física e mental de seus integrantes. Criado e coordenado pela professora Laura Umbelina Vecchi, o projeto recebe, gratuitamente, idosos da comunidade. Os objetivos são promover a melhoria da qualidade de vida, estimular o aumento da autoestima e a troca de experiências. A professora Laura diz que há um sentido muito maior que vai além da simples prática de exercícios físicos e da convivência social e a comemoração do aniversário do Grupo sempre foi uma festa. “A data é importante para a gente não só contabilizar, mas perceber que o envelhecimento não é tão ruim se você cuidar dele, não só do físico, mas mental e espiritualmente. Envelhecer é um privilégio de poucos”, diz.
Antes do isolamento social, assim que chegavam ao campus, os participantes do Renascer logo iam procurando a coordenadora Laura para saber qual seria a ordem do dia. Agora, com as atividades paralisadas desde o dia 12 de março, ela se mostra preocupada e mantém contato com participantes. “Cuido para que eles não percam nada do que aprendemos, especialmente na questão mental, porque agora, como estamos ficando sozinhos, podemos ficar tristes, desanimados e isso não pode acontecer. Estou sempre mantendo contato, converso com todos, para que a gente não perca a nossa identidade como grupo.”
As atividades do projeto aconteciam todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, das 7 às 8 horas, no complexo poliesportivo da Unaerp. Em seguida, das 8 às 9 horas, faziam hidroginástica. Além dessas atividades, os participantes também recebiam uma atenção preventiva e multidisciplinar por meio da rede de serviços e de ensino da Instituição.
Toda essa programação deverá ser retomada quando as atividades em grupo forem novamente liberadas. Por meio da realização de atividades que contribuem para o envelhecimento saudável, o Grupo Renascer também promove o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, além de habilidades para o convívio comunitário. Com isso, os idosos, ativos e autônomos, integrados a um grupo, compartilham oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental, bem como o aperfeiçoamento intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
“Eu espero, o mais breve possível, ter um reencontro com todos e que todo mundo esteja bem. Esse grupo transcende os muros da Universidade e já fizemos grupo para comemoração de aniversário, passeio no shopping, viagens. Essa convivência é muito bonita e completa e faz a gente realmente ver a empatia, que é a coisa mais linda do ser humano”, conclui a professora Laura.