Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - UNINOVAFAPI
Postado em: 26/08/2020
Fonte: HTTPS://G1.GLOBO.COM/PI/PIAUI/NOTICIA/2020/08/26/VACINA-CONTRA-A-GRIPE-E-ABERTA-PARA-A-POPULACAO-COM-PONTOS-DE-DRIVE-THRU-EM-TERESINA-VEJA-LISTA.GHTML
A nova etapa de vacinação contra a gripe em Teresina começa a partir desta quinta-feira (27), abrangendo toda a população da capital. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), além do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), também haverá pontos com drive-thru, onde a pessoa recebe a vacina sem precisar sair do carro.
Os pontos de 'drive-thru' estarão localizados no Centro Universitário Uninovafapi, no Bairro Uruguai, e na Universidade estadual do Piauí (Uespi), Campus Pirajá.
Segundo a FMS, os 'drive-thrus' de vacinação estarão disponíveis entre quinta-feira (27) e sábado (29). Nos dias 27 e 28, os 'drive-thrus' irão atender os interessados das 8h30 às 17h. Já no sábado (29), a vacinação acontece das 8h às 12h.
A vacina não tem eficácia contera o novo corona víruis e sim contra a gripe, doença respiratória causada pelo vírus influenza e que pode ser fatal.
Confira abaixo a lista de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem os diversos serviços de atenção básica em saúde, como consultas médicas e de enfermagem, vacina, coleta de exame, curativo e entrega de medicamentos.
REGIÃO SUL
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.]
O uso de máscaras em locais públicos tornoui=-se obrigatório em todo Estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estadio a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão
Prevenção, contágio e sintomas.
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).