Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNIDADE MANAUS II - UNINORTE
Postado em: 10/07/2020
Fonte: SITE - BLITZ AMAZONICO. COM. BR
SITE - BLITZ AMAZONICO. COM. BR
LINK: https://www.blitzamazonico.com.br/2020/07/com-impressora-3d-uninorte-produz.html
Os equipamentos serão doados para profissionais em unidades de saúde de Manaus para auxiliar na proteção contra o coronavírus.
Os itens são produzidos nos laboratórios da UniNorte por alunos dos cursos de Engenharia, sob a supervisão de professores. De acordo com um dos supervisores do projeto, Emiliano Correa, o objetivo é produzir 1.200 máscaras protetoras até o fim do mês.
“Estamos produzindo um material seguro, de qualidade, que vai ajudar na proteção dos profissionais de saúde”, afirma. O professor destaca ainda que, com o uso da impressora 3D, o custo de produção do material fica bem menor. No mercado, o face shield chega a custar R$24,60; na UniNorte, cada máscara sai a R$3.
“Conseguimos confeccionar a máscara rapidamente. A haste que vai dar o suporte leva apenas 30 minutos para sair da impressora. Se fosse em uma indústria, o processo seria mais longo e oneroso. A impressora 3D consegue ganhar tempo para nós nesse quesito”, explica o docente.
Ao todo, 20 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica estão envolvidos na confecção das máscaras. Além de fazer parte de um projeto de responsabilidade social, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em primeira mão com a tecnologia de impressão 3D, uma tendência em vários segmentos.
“Os alunos aprendem a usar essa tecnologia e se inserem na tendência ‘maker’ de desenvolvimento de produtos a baixo custo e de forma acessível”, acrescenta Emiliano.
Ação
Segundo a reitora da UniNorte, Nilzete Santiago, as máscaras serão distribuídas para unidades hospitalares indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que ainda não têm o equipamento de proteção. “Com a retomada gradual da rotina, o fluxo de pessoas indo ao médico vai aumentar, por isso, é importante reforçar a proteção individual. A doação das máscaras é uma forma de a UniNorte contribuir com o sistema de saúde, protegendo os profissionais que nele atuam”, afirmou a docente.