Postado por: FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR

Postado em: 01/10/2019

Fonte: SITE DA INSTITUIÇÃO


A comunidade Santo Dias, acampamento localizado em Vitória da Conquista, na saída para Itambé, recebeu essa semana as ações do Conquista Cidadã. A atividade é promovida pela FAINOR e faz parte do Dia da Responsabilidade Social.

 

Os serviços oferecidos aos moradores fazem parte da programação de Extensão que a FAINOR já realiza durante todo o ano. No Conquista Cidadã, porém, eles estiveram concentrados num dia de atendimentos multidisciplinares, que reuniu professores, estudantes e técnicos da Faculdade, além de parceiros da sociedade.

“Gostei muito desse trabalho. A gente nunca teve esse tipo de atenção, dentistas, exames, serviços para as crianças. Tudo que precisamos sempre teve que ser com muita briga pra conseguir. Agradecemos à FAINOR pelos serviços”, avaliou a moradora Vilma Dias de Souza, mãe de Jonas, 5 anos.

 

Comunidade recebe polivitamínicos doadosA comunidade Santo Dias é formada por cerca de 50 famílias, muitas delas com até seis crianças. O local não dispõe de energia elétrica, água encanada, muito menos pavimentação ou rede de esgoto. As crianças, porém, frequentam a escola municipal localizada na Urbis VI.

 

Além de cadastrar as famílias para os diversos programas de Extensão oferecidos pela FAINOR, os cursos também já estão planejando manter as atividades a serem realizadas na própria comunidade.

 

A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é promovida no país pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) desde 2005, com o intuito de incentivar e amplificar a divulgação dos projetos realizados pelas Instituições de Ensino Superior no âmbito da responsabilidade social. Centenas de instituições de todo o Brasil engajam-se nas atividades da campanha todos os anos.

 

A FAINOR desenvolveu ações de saúde ligadas aos diversos cursos – como distribuição de polivitamínicos para as crianças, atendimento dentário, massagens terapêuticas, sessões de fisioterapia, entre outros. “Descobrimos que o número de pessoas com pressão alta é muito grande e que há uma grande necessidade de atendimento às crianças e de orientações para o planejamento familiar. Já estamos planejando intervenções posteriores”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Pollyanna Viana.Atendimento dentário no Dia da Responsabilidade Social

 

Alguns dos adultos e crianças da comunidade puderam, pela primeira vez, ter um contato mais voltado à educação com a tecnologia, por meio das atividades promovidas pelos cursos de Engenharia. O incentivo à capacitação profissional também foi destacado: com oficinas de tricô, com o curso de Moda, e organização de cursos posteriores para pedreiros e ajudantes de obra.

 

Um dos objetivos da ação, além de proporcionar uma amostra da cidadania que os moradores podem ter acesso nos projetos de Extensão da FAINOR, foi inserir o estudante na realidade mais carente da sociedade. “É uma vivência totalmente diferente da minha. É super importante ter esse contato e ajudar, afinal essa não deixa de ser a nossa comunidade. É o tipo de atividade que influencia muito na nossa formação, porque o contato com o outro é fundamental”, afirmou a estudante do segundo semestre de Psicologia, Amanda Silveira. Os estudantes também participaram de campanhas de doação de roupas e brinquedos, observando as necessidades locais.