Postado por: FACULDADE MURIALDO - FAMUR

Postado em: 24/09/2019

Fonte: SITE DA FACULDADE MURIALDO


O encontro buscou apontar as possíveis causas, bem como identificar os sinais que o indivíduo apresenta antes de cometer o suicídio.

 

A programação de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo, da Faculdade Murialdo (FAMUR) teve mais uma atividade realizada na noite desta segunda-feira, 23 de setembro. O debate, organizado por meio do Núcleo de Apoio Discente (NAD), teve como tema “Suicídio e Trabalho: Adoecimento Mental nas Organizações” e reuniu acadêmicos da FAMUR e também comunidade em geral.

 

Inicialmente, o acadêmico do Curso de Administração da FAMUR, Geder Evando Weber, apresentou a pesquisa “Suicídio e trabalho: estudo com jovens trabalhadores de Caxias do Sul. De acordo com ele, as pessoas assumem o valor do trabalho para elas e acabam adoecendo por esse fator. Assim, elas encaram o suicídio como única saída”, ressalta. A iniciativa busca proporcionar reflexões e discussões sobre a temática, apontando as possíveis causas, bem como a identificação dos sinais que o indivíduo apresenta antes de cometer o suicídio.

 

Logo depois, foi realizado o debate acerca do adoecimento mental nas organizações com a presença das psicólogas Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa, Paula Cristina Ioris de Oliveira e da advogada Joceli Roncarelli.

 

De acordo com Paula, proponente da Lei do Setembro Amarelo, o suicídio é uma questão frequente que acomete a população. Para ela, as campanhas objetivam alertar as pessoas. “Não podemos deixar o debate sobre esse assunto morrer, temos que trabalhá-lo em sala de aula com os profissionais da educação”, salienta.

 

Um dos pontos de ajuda contra o suicídio é o Centro de Valorização da Vida- CVV. A Instituição realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Segundo Joceli, é necessário que as pessoas busquem ajuda. Por isso, a atuação do CVV é de suma importância. “Acolher alguém em um momento difícil faz a diferença”, afirma.

 

Para a acadêmica de Administração, Melissa Palandi, a temática do encontro foi muito interessante e nos faz refletir sobre isso. “A FAMUR sempre nos oportuniza momentos de aprendizado e, hoje, foi muito bacana, pois percebemos que precisamos valorizar a vida e ajudar o próximo”, conta.

 

Sobre os debatedores:

Geder Evando Weber - Egresso do Curso de Administração da FAMUR;

Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa – Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica e Docente da Faculdade Murialdo;

Paula Cristina Ioris de Oliveira – Psicóloga, Vereadora de Caxias do Sul e membro da CSMA e Membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente;

Joceli Roncarelli -  Advogada e Voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Caxias do Sul