Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Postado em: 11/06/2019

Fonte: WWW.UNAERP.BR


Os cursos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia da Unaerp mais uma vez prestaram atendimentos no Pedala Record, passeio ciclístico organizado pela TV Record Interior no Parque Luís Carlos Raya, no Jardim Botânico. A edição 2019 aconteceu no último domingo, 09, a partir das 8h.

Os alunos da Universidade, supervisionados pelos coordenadores e professores do curso, ofereceram à população orientações nutricionais, avaliações físicas, ergonômicas, posturais, identificação de fatores de risco e indicações sobre métodos e meios para a prática de exercício físico regular.

A aposentada Silvia Elena Galante recebeu todas as orientações e fez as avaliações antes de participar do passeio ciclístico. Ela contou que era a primeira vez que ia pedalar após fazer duas cirurgias no joelho. “A atividade que pratico regularmente é a hidroginástica por já ter feito duas cirurgias de prótese no joelho. É a primeira vez que pedalo, como faz muitos anos que não ando de bicicleta o meu equilíbrio está comprometido. Eu achei muito legal e importante esse trabalho que a Unaerp faz porque a gente pode ter acesso a essas informações antes de praticar o exercício e ver como podemos melhorar”.

Para o coordenador do curso de Educação Física, Emerson Zechin, os atendimentos prestados são muito importantes para que os participantes tenham informações sobre o próprio condicionamento físico e para que recebam orientações sobre a prática regular de exercícios físicos. “É importante a pessoa entender qual a própria a capacidade de esforço e também ter orientações para progredir, para melhorar sua condição física e evitar lesões e outros problemas”.

O público do evento é bem diversificado, atletas, pessoas que praticam atividade regularmente e também aqueles mais amadores, que fazem exercícios só aos finais de semana. Todos eles acabam precisando de informações, segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Unaerp, a professora Telma Maria Braga da Costa. “Mesmo pessoas mais ativas podem cometer muitos equívocos em relação a sua própria alimentação, por isso é importante dar um esclarecimento do que a pessoa deve consumir, esclarecer mitos e verdades sobre a alimentação associada ao exercício físico, porque a população é bem carente de informações que sejam pautadas na ciência. Acho que trazemos uma contribuição para comunidade muito importante com esses atendimentos”.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Adelino, destacou, além dos serviços à população, o aprendizado dos alunos. “As atividades que envolvem a extensão são momentos de muito aprendizado, pois conseguimos trazer o aluno para aprender junto com a comunidade e mostrar a importância de se ter um olhar não só para reabilitação, mas também para a orientação, prevenção e promoção de saúde. Assim conseguimos ter uma troca e interação com todos, além de fortalecer as competências e habilidades dos futuros profissionais”.