Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) - UNIFEBE
Postado em: 29/04/2019
Fonte: SITE DO CENTRO UNIVERSITÃRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE)
“Eu Sou Animal” aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril na UNIFEBE com intensa programação
O lançamento do livro “Eu Sou Animal – uma revolução social em busca do antiespecismo” finalizou o evento sobre a causa animal realizado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) nos dias 24, 25 e 26 de abril.
A obra, produzida por professores, acadêmicos, egressos e entidades, é o terceiro de uma série de livros voltados à temática que promovem reflexão sobre a relação humano/animal. No livro, em especial, além de assuntos como fraternidade e solidariedade como paradigmas de proteção ambiental, a efetivação dos direitos dos animais, registro dos animais em cartórios, entre outros, o especismo ganhou destaque.
A professora do curso de Direito e uma das autoras, Daíra Andréa de Jesus, ressalta que a temática da obra é plural e democrática.
— O Eu Sou Animal é um evento de extrema relevância e essa obra dá ao animal não humano o status de protagonista. Os artigos são ricos e em cada um deles percebe-se o papel do direito e do seu intuito de proteger a causa — enfatiza.
Além do lançamento do livro, o Eu Sou Animal contou com diversas palestras, feira de animais, exposições de ONG’s, venda de produtos veganos, o Desafio da Ração e o Concurso de Redação.
A organizadora, professora Ana Selma Moreira, resume que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. Ela enfatiza que conseguiu-se sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os Direitos dos Animais.
— O Eu Sou Animal envolveu todos os cursos da UNIFEBE, muitas pessoas participaram e as parcerias realizadas foram positivas. O evento serviu para mostrar que não precisamos subjugar os animais não humanos, mas sim respeitá-los — ressalta.
A reitora da Instituição, professora Rosemari Glatz, enfatiza que debater a causa animal é imprescindível, já que a mesma é intrínseca à vida humana. Para ela, eventos como esse engrandecem a formação.
Palestras
Diversos profissionais renomados palestraram na UNIFEBE durante o evento. A professora Doutora Sônia Felipe falou sobre Diet (ética): dieta mortal, aquecimento global; a professora Doutora Paula Brügger abordou os Direitos animais e sustentabilidade ambiental: um panorama transdisciplinar sobre o apocalipse da pecuária; a professora Doutora Letícia Albuquerque palestrou sobre A proteção animal no Direito Internacional e Maria Alice da Silva compartilhou experiências sobre a Fundamentação filosófica dos direitos humanos e não humanos.
— É um tema que tem relação direta com o futuro da humanidade. O que colocamos no prato para comer terá um impacto direto no meio ambiente, construirá um meio ambiente mais ou menos sustentável — enfatiza Paula.
Letícia observa que as universidades estão mais sensíveis à causa animal e que o evento é um exemplo disso. Para Maria Alice, a fundamentação filosófica dos direitos humanos e não humanos é uma questão que deve ser considerada importante para um diálogo moral, e o papel da universidade é repensar essa base, não só como cidadãos, mas como profissionais.
Desafio Criativo
Durante o Eu Sou Animal, os cursos de Publicidade e Propaganda (PP), Moda e Gráfico realizaram o primeiro “Desafio Criativo”. Os alunos, divididos em grupos multidisciplinares, produziram para as ONGs materiais relativos à moda, comunicação gráfica e marketing.
O coordenador de PP, Rafael Zen, afirma que a atividade supriu as expectativas. Segundo ele, os alunos desempenharam tarefas multidisciplinares e as entidades ficaram impressionadas com o trabalho.
A acadêmica da 7ª fase de Moda, Fernanda Araldi, enfatiza que o desafio foi relevante para sua formação.
— A troca de ideias entre os cursos foi muito positiva e gerou um resultado satisfatório para nós que realizamos a atividade como para as ONGs que receberam nossa criação — avalia.
Colégio Universitário
Os estudantes do Colégio Universitário de Brusque integraram-se ao evento em duas ações específicas: no Concurso de Redação e na Arrecadação de Ração. Ao todo, o Colégio arrecadou quase 1, 4 tonelada de ração.
Com o título “Violados pelo Sistema”, Heloise Soares foi a vencedora do concurso de redação e Eduarda de Souza ficou com o segundo lugar. O título do texto é “Equívoco dos Parques Aquáticos”.
O diretor Claudemir Aparecido Lopes destaca que foi muito bem-vinda a parceria do Colégio com o evento, já que através da discussão e da percepção estudantil quanto às preocupações com os cuidados com os animais, saiu-se da reflexão para a prática.
— A coleta de ração foi um motivo de mobilização dos estudantes como atividade concreta de ações altruístas em favor dos animais. A participação dos alunos surpreendeu positivamente, pois se dedicaram com afinco e alegria. Somos gratos a todos pela dedicação — ressalta.
Resultados
Turma vencedora
2ª Série do Ensino Médio com 839,100kg
2º Lugar
3ª Série do ensino Médio com 534,700kg
***A 1ª Série arrecadou 25Kg e doou para a 2ª série.
Disponível em: https://www.unifebe.edu.br/site/noticia/unifebe-mobiliza-comunidade-sobre-causa-animal/