Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 13/05/2019
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2019/5/FARMACEUTICO-NA-COMUNIDADE-PRESTA-MAIS-DE-600-ATENDIMENTOS
Realizado pelo oitavo ano consecutivo, porém em sua nona edição, já que em 2012 foram duas, o Projeto Farmacêutico na Comunidade realizou no sábado (11) 600 atendimentos na praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente (SP). Foram 55% a mais que a média de 387 atendimentos nas edições anteriores.
A iniciativa é do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e ocorre em todas as suas delegacias regionais, sendo que na de Prudente tem a parceria do curso de Farmácia da Unoeste, com a atuação de alunos nos serviços prestados, orientados e acompanhados por professores.
O farmacêutico egresso da Unoeste, a mesma instituição onde está fazendo o Mestrado em Ciência Animal, Cristoffer Santana participa há cerca de dez anos de atividades de extensão. Contou que isso tem feito diferença na sua formação, inclusive por fazer parte do Comitê Jovem da Delegacia Regional do CRF-SP.
A delegada regional e professora na Unoeste Rosilene Martins Viel disse que o comitê debate problemas de saúde pública, promove eventos e cursos, sendo que em sua atuação tem mantido relações estreitas com a universidade, abrigando estudantes e egressos.
Sobre o projeto que leva serviço à comunidade, a delegada falou que o foco está no uso racional de medicamento, que deve ser o remédio certo, na hora certa e na dosagem certa. Os serviços de prevenção à hipertensão e ao diabetes são os escolhidos por serem doenças que acometem grande parte da população brasileira.
A atuação do estudante universitário em ações desse gênero é apontada pela professora Rosilene como importante para sua formação, pois em sua atuação profissional irá lidar com pessoas no atendimento e no encaminhamento médico em unidades de saúde e nos hospitais.
Dentre os que receberam atendimento esteve o aposentado Joselito Cordeiro Aguiar, que prestou serviços no Horto Florestal na condição de servidor público municipal. Para ele, foi ótimo ter ido ao centro da cidade e encontrar os serviços prestados pela Unoeste.
Manoel Antunes da Silva, morador do Parque Bandeirantes, que trabalha com serviços gerais em um colégio da cidade, diz que a vantagem do projeto em relação ao serviço público de saúde está no atendimento rápido e de qualidade. “No postinho para ver a pressão ou glicemia é preciso agendar antes, dez ou 15 dias”, disse.
A professora aposentada pelo estado Cícera Barbosa da Silva, voluntária no Seminário Diocesano e da Associação dos Professores Aposentados do Estado de São Paulo (Apampesp), vê no projeto “excelente maneira de se prevenir e de prestação de serviço público pela universidade”.
A delegada adjunta do CRF-SP, Nicássia Bárbara Gato Derre, fala sobre a mudança do nome do projeto que deixou de ser Farmacêutico na Praça para ser Farmacêutico na Comunidade, exatamente pelo atendimento comunitário que proporciona, sendo gratuito e sempre em uma manhã de sábado.
Nicássia disse que a ação ocorre no sentido de contribuir com a saúde pública, que é bem estruturada em Prudente. Além de Rosilene, os estudantes do curso de Farmácia da Unoeste contaram com o apoio das professoras Rosângela Cristóvão Ferreira e Gabriela Haro de Melo.