Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 20/05/2019
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2019/5/ADMINISTRACAO-ESTIMULA-VOLUNTARIADO-REALIZANDO-ACAO-SOCIAL
Promover estímulo ao voluntário como preparação à atuação de responsabilidade social no segmento empresarial é algo trabalhado pelo curso de Administração da Unoeste. O projeto “O que eu posso fazer para mudar o mundo” promoveu uma ação no sábado (18) para crianças e adolescentes atendidos pelo Lar Santa Filomena, na zona leste de Presidente Prudente.
Conforme o professor Valdecir Cahoni, o projeto foi implantado no ano passado e vem apresentando bons resultados com as realizações de ações sociais na comunidade. O primeiro interesse está em contribuir para o estudante desenvolver o aprendizado, seguido da preocupação de que sejam desenvolvidas habilidades e competências contempladas pelas empresas.
Mediante orientação do professor, cabem aos estudantes o planejamento e a execução da ação. Em relação ao lar visitado, que atende 40 menores, cada estudante adotou uma criança ou adolescente para dar um presente. Na parte do atendimento coletivo, foi servido o café da manhã e foram realizadas algumas brincadeiras, incluindo a pintura facial e corporal.
O mais importante, de acordo com Cahoni, é mostrar que, através do voluntariado, muito pode ser feito para ajudar a comunidade. “Hoje isso é um diferencial na hora da contratação pelas empresas”, pontuou para dizer que o projeto é um viés da responsabilidade social que a Unoeste pratica e que ações nesse sentido, nas organizações, são bem vistas pelos consumidores.
“É um diferencial. As empresas precisam de pessoas [profissionais] que tenham essa competência, de livre e espontânea vontade do colaborador”, disse o professor e contou que já foram feitas outras ações e os resultados foram algo muito extraordinário para os estudantes e professores que puderem vivenciar realidades que até então sabiam que existiam, mas não conheciam.
“No ano passado, a gente fez em uma comunidade extremamente carente. A partir dali a gente começou a fazer algumas discussões que existem em Presidente Prudente bairros afastados que precisam muito da ajuda, mas às vezes nós ficamos num patamar e não conseguimos enxergar essa realidade. Esse é um projeto que trouxe para nós muita discussão e reflexão”, comentou.
Os alunos têm agradecido a oportunidade em poder fazer algo pelo próximo, de acordo com o professor. “A questão do voluntariado está dentro deles, mas falta oportunidade. Então, quando juntamos as forças fica mais fácil, muito mais barato”, disse para complementar que a ação atende não só as necessidades da comunidade, mas também do próprio curso.