Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 20/03/2019

Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2019/3/PROJETO-DE-SAUDE-DOS-OLHOS-E-RETOMADO-EM-ESCOLAS-PUBLICAS


As atividades do projeto Saúde Visual do Escolar foram retomadas nesta semana, dando início à programação do primeiro semestre. Em duas escolas, 136 alunos do 6º ano do ensino fundamental passaram por testes de acuidade visual. Destes, 21 estão com agendamento de exame médico para averiguar se terão que usar óculos ou não.

Os testes foram aplicados por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), acompanhados e orientados por professoras. Ocorreram à tarde dessa terça-feira (19) e na manhã desta quarta-feira (20), respectivamente nas escolas Marietta Ferraz de Assumpção e Marrey Júnior.

A acadêmica Ana Luísa Gonini Estrela esteve na ação matinal e disse que atuar em atendimento à comunidade tem tudo a ver com os seus estudos e com a busca por uma boa formação profissional. “A gente aprende como fazer e tem contato com a comunidade”, comentou a jovem, que é de Presidente Venceslau.

O projeto, que envolve a universidade e está completando dez anos, é de iniciativa do Lions Clube Centenário e envolve o Banco de Olhos da Santa Casa, entre outros parceiros. O presidente do banco, Irineu Sesti, esteve presente na terça e o presidente do clube de serviço, Rodney Wolf Luz, nas duas ocasiões.

Para Luz, o projeto é bem conduzido por Sesti e sua equipe chefiada pela assistente social Fátima Rota. Considera a parceria da Unoeste como fundamental, por contribuir com a comunidade e trabalhar, com teoria e prática, a boa formação de seus alunos do curso de Medicina.

O Lions Clube Centenário desenvolve várias ações, geralmente como parte das missões de cada mês, tais como doação de produtos de higiene e de leite para entidades assistenciais. Mas, o maior número de pessoas atendidas em único projeto ocorre com a Acuidade Visual.

Luz diz que os membros do clube estão tão motivados pelos bons resultados de suas atividades, em especial ao da parceria envolvendo a Unoeste, que estão construindo a Casa do Leão, local de apoio para familiares de pacientes do Hospital Regional do Câncer, para o que têm o apoio dos outros três clubes de serviço da cidade.

O projeto em abril: dia 10 na escola Joel Antonio (8h); 15, na Francisco Pessoa (14h); 16, na Miguel Omar (14h); 17, na Placídio Nogueira (8h); dia 22, na Teófilo Gonzaga (14h); e 24, na João Alfredo (8h).

Em maio as atividades acontecerão nos seguintes dias: 6, na Arlindo Fantini (14h); dia 7, na Tannel Abbud (14h); 8, na Pedro Tófano (8h); 21, na Monsenhor Sarrion (14h); dia 22, na Anna Antônio (14h); e 29, na Hugo Miele (14h).