Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 12/04/2019
Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2019/4/PROJETO-ESTIMULA-A-LEITURA-DE-CRIANCAS-E-DOS-SEUS-FAMILIARES
O “Projeto bolsa encantada: literatura e imaginação” começou a ser colocado em prática na tarde desta quinta-feira (11), na Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, localizada no bairro prudentino Maré Mansa. Com o envolvimento da direção, coordenação e de professores dos cursos de Pedagogia presencial e a distância da Unoeste, a iniciativa estimula leitura pelas crianças e também por seus familiares.
Conforme o artista plástico e docente da universidade, Josué Pantaleão da Silva foram reutilizadas antigas bolsas da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste), customizadas por estudantes de Pedagogia que doaram livros. “As bolsas foram montadas e levamos para escola, na qual uma professora foi orientada sobre a disponibilidade de uso”, disse.
Foto: Cedida
Crianças com as bolsas e os demais envolvidos no projeto
Na bolsa a ser levada para casa, além dos livros existe um caderno para o aluno fazer um minirrelatório que pode ser apenas uma frase, desenho ou imagem. A leitura será feita por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, por sua família e até amigos. Os dados registrados no caderno serão coletados pelos professores da Faclepp e a finalidade será analisar os resultados para a produção de um artigo científico.
Além de Pantaleão, estão envolvidos os professores Denise Alves Delfim de Carvalho, Fernando Teixeira Luiz e Marta Janete Malacrida; a coordenadora dos cursos Danielle Aparecida do Nascimento Santos e a diretora Maria Helena Pereira Mirante. O “Projeto Bolsa encantada: literatura e imaginação” foi muito bem recebido na escola da rede municipal de ensino.