Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 13/04/2019
Fonte: HTTP://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2019/4/UNOESTE-TRANSFORMA-FAZ-MAIS-DE-18-ATENDIMENTOS-EM-NARANDIBA
Pelo terceiro ano consecutivo, moradores de Narandiba foram comtemplados com 51 serviços de prevenção à saúde e outros pela Unoeste em parceria com a prefeitura. Das 9h às 12h do último sábado (13) foram 1.876 atendimentos, prestados na Escola Estadual Professora Takako Suzuki.
Em relação à primeira edição do Unoeste Transforma na cidade, houve aumento de 18,7% de atendimentos, considerando que em abril do ano passado foram 1.580. Em relação à Caravana da Saúde em 2017, em parceria com a Associação Comercial de Presidente Prudente e que teve 705 atendimentos, o crescimento foi de 166%.
Conforme o gestor municipal de saúde, Fernando Cesar Carvalho, a maior diversidade de serviços ampliou o número de atendimentos. Pensamento compartilhado pela vereadora Ivani Aparecida de Souza Pereira sobre as ações que envolveram 137 estudantes, acompanhados por 26 professores.
O prefeito Itamar dos Santos Silva falou das parcerias com a Unoeste, com a preocupação de colocar o ser humano em 1º lugar. “O slogan da universidade ‘O Conhecimento te Transforma’ é o que queremos para a cidade”, comentou ao citar que são oito ônibus transportando estudantes para Prudente todos os dias.
O ex-prefeito de Narandiba e dirigente regional de ensino, Enio Magro, citou que as parcerias com a universidade têm acontecido ao longo dos últimos dez anos e que mais recentemente foram ampliadas junto com a Diretoria de Mirante do Paranapanema que em 30 escolas atende mais de 8,5 mil alunos de oito municípios.
Carvalho contou que pelo cadastro único do governo federal o número de pessoas cadastradas em Narandiba saltou de 4 mil para 7 mil, por conta da expansão da indústria sucroalcooleira ocorrida gradativamente desde 2008 quando foi instalada no município a segunda unidade da usina Cocal, sendo a primeira em Paraguaçu Paulista.
Com o crescimento da população, aumentaram os atendimentos na área de saúde e a gestão pública ampliou a prevenção para poder suprir a demanda financeira dos serviços neste setor. A dona de casa Dejaine Aparecida Justino da Silva avaliou como bons os serviços e elogiou a parceria com a Unoeste, por ajudar a população.
Maria Aparecida Fernandes Torres, que há nove anos trocou o interior de Alagoas por Narandiba, afirmou que as pessoas são tratadas muito melhor aqui do que lá, que não tem nem comparação. Participou pela segunda vez do Unoeste Transforma e comentou que os serviços foram tão bons que espera pelo evento outras vezes em sua cidade.
Foto: João Paulo Barbosa
Produção artesanal de sabão foi ensinada pelo curso de Química
Além dos serviços essenciais de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, acuidade visual e avaliação do índice de massa corporal, dentre vários outros serviços, foram feitas algumas ações complementares e dentre as novidades constaram música, fabricação de sabão artesanal e doação de mudas de árvores.
Música ao vivo teve na abertura com apresentações do polo local do Projeto Guri e por professores e alunos do curso de Música da Unoeste, com estímulo à educação musical na escola para trabalhar questões como percepção auditiva, sensibilidade corporal, oralidade e manejo de instrumentos musicais.
Mudas de árvores nativas foram doadas pela Unoeste e plantadas por equipe do curso de Agronomia na escola que sediou o evento e também em área verde do Parque dos Ingás. No mesmo local já existiam árvores formadas de mudas obtidas pela prefeitura junto à universidade.
A produção de sabão com o aproveitamento de óleo usado, contemplando o meio ambiente e economia. Naiara Pavan, do curso de Química, esteve entre os estudantes que mobilizaram as pessoas na prática da fórmula com óleo, água com aromatizante e soda cáustica, todos misturados e chacoalhados em garrafa pet.
São novidades que despertaram interesse em outras parcerias, como a discutida pelo dirigente Magro com o professor do curso de Artes Josué Pantaleão, juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, para levar às escolas a utilização de lixo eletrônico em produção de trabalhos de artes.
Cursos - Os cursos de graduação envolvidos foram os seguintes: Música, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, Medicina, Educação Física, Fotografia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Pedagogia presencial e a distância, Fonoaudiologia, Química, Estética e Cosmética, Artes Visuais, Agronomia, Odontologia, Jornalismo, Ciências Biológicas, Radiologia, Design de Interiores, Design Gráfico, Medicina Veterinária, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais (sendo os três a distância); e ainda o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia que oferece mestrado e doutorado.