Postado por: FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU
Postado em: 29/09/2012
Fonte: HTTP://WWW.PORTALUNAI.COM.BR/FOTOS/INDEX.PHP?ALBUM=2012/SETEMBRO/FACTU REALIZA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE 2012/
A Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU), sempre preocupada com as questões sociais de Unaí e região, realizou neste último sábado, 29 de setembro, o Dia de Responsabilidade Social da instituição, o evento contou com diversos tipos de atendimentos à população, além de entretenimento para a criançada. Os serviços oferecidos foram: Aferição de Preção Arterial e Medição de Glicose, Avaliação e Orientação Física, Orientação de Administração e Contabilidade, Atendimento Jurídico, Orientação Agrícola, Exposições Artísticas e Pedagógicas, Programa de Educação Previdenciária, Carteira de Identidade, Mini Cursos e esportes para todas as idades.
A diretora geral da FACTU, Amélia Maria, ressaltou a importância da instituição de ensino realizar um evento de tamanha importância para a população unaiense. Agradeceu a participação incondicional dos acadêmicos e dos colaboradores da faculdade, lembrou que a presença da população ao evento fortalece cada vez mais a dia de Responsabilidade Social da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí.
As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior (IES) um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. A FACTU, diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, propõe-se a discutir uma política de extensão universitária, que articule o ensino, a pesquisa e a extensão, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.
A proposta metodológica sobre Extensão Universitária da FACTU é mais do que ser uma ação filantrópica, a extensão é peça-chave que irá possibilitar a verdadeira inserção social, um dos principais fatores e mecanismo para integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Isso permite a troca de saberes entre o conhecimento técnico-científico produzido na universidade e o conhecimento empírico (popular).
No ensino, as atividades de extensão ampliam o espaço da sala de aula, permitindo que a construção do saber se faça dentro e fora da academia, além de contribuir com o processo pedagógico na medida em que possibilita o intercâmbio e participação entre as comunidades interna e externa à vida universitária.