Postado por: INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR - UNIDADE PORTO VELHO - ULBRA
Postado em: 24/09/2018
Fonte: TV RO (GLOBO); SITE ILES
Ao todo foram necessárias seis mil caixinhas de leite e suco para produzir as mantas térmicas para garantir a qualidade de vida aos moradores da residência localizada no Bairro Ayrton Senna que recebeu a doação do material, criado pelos alunos do curso de Engenharia de Produção da Ulbra Porto Velho.
O grupo de alunos, que também lidera o desenvolvimento das atividades do Núcleo de Porto Velho da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, providenciou a reforma da instalação elétrica da residência e de determinadas estruturas para instalação das mantas térmicas. "A segunda unidade que foi selecionada para ser atendida pelo projeto de voluntariado estava numa situação delicada. Precisamos reforçar a estrutura de uma coluna de concreto para suportar o peso do telhado que estava cedendo, refizemos toda a instalação elétrica que também era precária e poderia causar a qualquer momento um curto circuito ou até mesmo algum incidente. Os moradores, um casal de idosos de aproximadamente 70 anos, tiveram um ganho de qualidade de vida exponencial e ainda contribuímos com o meio ambiente, através da destinação correta do material", afirmou Jeorge Sodré, aluno sexto período de Engenharia de Produção da Ulbra.
Cada caixa de leite desprezada leva em torno de 400 anos para se decompor no meio ambiente. Segundo a estudante, com o apoio da sociedade para arrecadação da matéria prima será possível atender outras famílias. "Assim daremos a destinação correta das caixinhas, evitando o acúmulo de lixo no aterro de Porto Velho", frisou. Neste semestre, diversas parcerias foram firmadas com outras instituições, empresas e entidades para ampliar os pontos de coleta e aumentar a quantidade de unidades a serem atendidas.
O projeto de extensão tem a coordenação do mestre e professor José Geraldo da Silva.
Rafaela Schuindt
Jornalista MTB/RO - 977