Postado por: INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR - UNIDADE PORTO VELHO - ULBRA

Postado em: 12/06/2018

Fonte: SITE ILES


Incentivados pela realização de uma atividade curricular da disciplina de Cultura Religiosa, os alunos do primeiro período curso de Engenharia de Produção da Ulbra Porto Velho desenvolveram um projeto de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, com vistas a promover a destinação correta de produtos descartáveis e proporcionar conforto para comunidades carentes.

O grupo composto por Caio Ricardo Pinheiro da Silva, Eduardo Colares Sousa da Silva, Francimar Oliveira Marques, João Pedro dos Santos, Luma Damon de Melo Oliveira, Rogério Batista dos Santos e Vera Lúcia de Almeida conseguiu arrecadar mais de 1500 caixas de leite (tetra pak), que quando unidas com fita adesiva, viraram placas térmicas e foram fixadas com grampeadores nas paredes e teto da casa de madeira de 25m² localizada na Vila Princesa. Para a aluna Vera, esta é uma oportunidade de promover o bem-estar da família. "Ao todo, oito pessoas moram nesse espaço, com a instalação das placas, alcançamos nossa meta de reduzir a temperatura interna do imóvel, tapamos as frestas, por onde entravam mosquitos e animais peçonhentos, evitando assim, riscos também para as crianças. O projeto deu tão certo, superou nossa expectativa. Vai virar um projeto de extensão da instituição", comemora a acadêmica.

Cada caixa de leite desprezada leva em torno de 400 anos para se decompor no meio ambiente. Segundo a estudante, com o apoio da sociedade para arrecadação da matéria prima será possível atender outras famílias. "Assim daremos a destinação correta das caixinhas, evitando o acúmulo de lixo no aterro de Porto Velho", frisou.

Os alunos tiveram apoio do professor Itamar Eloi Schlender e José Geraldo da Silva.

Rafaela Schuindt

Jornalista MTB/RO - 977