???????????????????????Café com leite, goiabada com queijo e pão com manteiga. Não há como negar: algumas combinações culinárias já são tão consagradas no gosto popular que mais parecem um casamento. Mas a criatividade dos profissionais da área nos faz abrir mentes e paladares para provar misturas inusitadas. Alunos de gastronomia da Faculdade Senac testaram algumas delas na Oficina de Produção de Compotas, realizada em maio.
Ao todo, 15 alunos participaram das oficinas de Produção de Compotas
Ao longo de três dias de atividades, foram criados vários produtos originais a partir de insumos agroecológicos e regionais, como caponata de umbigo de bananeira, picles de mamão verde com curry e de quiabo com cenoura, doces de jiló e de chuchu e geleia de acerola com pitanga e romã. Eles foram vendidos durante o IV Encontro Nacional de Agroecologia e servidos no Banquete Ecológico, que encerrou o evento. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento.
A atividade envolveu 15 alunos e foi mais uma oportunidade de prática e de conhecimento sobre uso de produtos. A coordenadora de extensão da Faculdade Senac lembra que a alimentação agroecológica é uma tendência contemporânea da gastronomia. “A construção de oportunidades pedagógicas é importante para que os alunos ampliem seus conhecimentos teóricos, técnicos e práticos”, acredita.