Postado por: FACULDADE SENAC EM MINAS - UNIDADE BELO HORIZONTE - FACSENAC

Postado em: 26/04/2018

Fonte: HTTP://SISTEMAFECOMERCIO/SENAC/NOTICIAS/PAGINAS/EM-BUSCA-DE-MARAVILHAS-CULINÁRIAS.ASPX


Em busca de maravilhas culinárias

Publicado em

29/05/2018
 

por

Assessoria de Comunicação
 

?Para resgatar receitas e técnicas, alunos de ?gastronomia

levam oficinas de gestão de negócios em

gastronomia a produtores locais

Nas padarias de todo país, o tradicional pãozinho francês está sempre presente. A receita leva trigo, um ingrediente facilmente encontrado no Brasil. Mas nem sempre foi assim. Na época dos tropeiros, a única alternativa era usar produtos da terra. Com eles, surgiam maravilhas culinárias, que foram se perdendo com o tempo ou permaneceram restritas a algumas comunidades. Para ajudar a resgatar esses pratos, alunos de gastronomia da Faculdade Senac têm promovido oficinas com produtores locais para auxiliá-los na venda de produtos. 

Trata-se do projeto “Gestão de negócios sociais e valorização do patrimônio cultural”, uma parceria entre o Programa Primórdios da Cozinha Mineira e os Núcleos de Extensão dos campi Belo Horizonte e Contagem da Faculdade Senac. A primeira edição ocorreu em Barão de Cocais, no final de abril, e antecedeu a VII Festa da Quitanda e VI Festival da Goiabada.  Com a supervisão da docente Maura Tescarolo, os alunos do quarto período Bruna Sanches e Edison Rodrigo Maia ministraram a oficina “Formação de preço de venda: Introdução à ficha técnica”. 

Os 25 participantes aprenderam, por exemplo, técnicas para melhor apresentação e porcionamento dos pratos, definição de preços, além de estratégias sobre gestão de negócios na área de gastronomia. Tudo para ajudar a divulgar os produtos regionais.  Para os alunos, foi mais uma oportunidade para aprimorar as práticas pedagógicas. Ao todo serão promovidas quatro oficinas gratuitas ao longo do ano em municípios da região entre as Serras da Piedade ao Caraça, o que irá atender a cerca de 300 pessoas. 

A coordenadora de Extensão da Faculdade Senac - Campus Belo Horizonte, Cristiana Lopes, explica que as atividades serão realizadas sempre antes de festividades regionais para que os produtores locais possam aplicar os conhecimentos que aprenderam durante os eventos. “Tudo isso para otimizar a comercialização e o escoamento desses produtos como fonte de renda”, diz. As próximas oficinas acontecem em maio, em Catas Altas, como preparação para a Festa do Vinho na cidade. 

Primórdios da Cozinha Mineira

O Programa Primórdios da Cozinha Mineira resgata sabores e memórias dos nossos primeiros habitantes de Minas Gerais, cujo recorte territorial é o “Entre as Serras da Piedade ao Caraça”. O estudo abrange nove pilares: horta histórica, pomar histórico, farinhas antigas, pães e quitandas, receitas tradicionais, queijaria, doçaria, bebidas alcoólicas, cafés e chás, carnes e outros derivados de animais, ambiente, utensílios e técnicas.