Postado por: FACULDADE SENAC EM MINAS - UNIDADE BELO HORIZONTE - FACSENAC

Postado em: 17/08/2018

Fonte: HTTP://WWW.MG.SENAC.BR/NOTICIAS/PAGINAS/PAO-QUEIJO-BEM.ASPX


Os moradores da unidade de acolhimento Anita Gomes dos Santos, no centro de Belo Horizonte, tiveram uma manhã bem especial no dia 17 de agosto. Eles receberam a visita dos alunos do 4º período do curso de graduação tecnológica em Gastronomia da Faculdade Senac para comemorar o Dia do Pão de Queijo de uma forma bem produtiva. Tanto os moradores quanto os integrantes da equipe da cozinha da entidade aprenderam como fazer a receita tradicional desse que é uma dos mais famosos quitutes do nosso estado. 
A coordenadora do curso, Kleinia Vianna, explica que a atividade é um momento em que os alunos podem colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. “Além disso, eles puderam contribuir para o desenvolvimento profissional do público”, avalia. A coordenadora da unidade 1 do abrigo, Vanessa Rezende Fernandes, revela que aguardou ansiosamente pela oficina, pois prevê que dará aos moradores boas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. “A gastronomia está sempre em alta e há muitas panificadoras, lanchonetes e restaurantes aqui na região central em que eles poderão ser aproveitados, mas só por poderem participar de ações em que eles são ouvidos e aprendem algo, isto já é ótimo para a reinserção social deles”, conta.  
A aula não se limitou apenas à receita. O professor Adriano Vilhena, que coordenou os alunos, aproveitou para passar um pouco da história do pão de queijo para o público, com o objetivo de mostrar a eles o valor de um patrimônio que pertence ao povo e, do qual podem tirar proveito. O público foi muito participativo durante toda a aula. O morador Rosemberg Cirino de Oliveira gostou tanto que quis por a mão na massa, literalmente. “Eu já tenho um pouco de experiência na cozinha. Até já tinha tentado fazer pão de queijo mas não ficou muito bom. Agora, com uma aula dessas, aprendi direitinho”, orgulha-se. 
Túlio Stochiero conta que é a segunda ação social desse tipo da qual participa como aluno de Gastronomina do Senac. “Esse público tem muito interesse em aprender e eles procuram realmente tirar proveito da oportunidade de aprendizado que recebem. Desejo que isso desperte o interesse deles em seguir a gastronomia, que é um ramo promissor que pode dar um bom futuro” revela. 
?Ação na APAC 
 
Outra ação extensiva dos alunos visando a reinserção social por meio da gastronomia está sendo realizada com 95 recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Nova Lima. Teve início, em agosto, uma série de oficinas que serão ministradas ao longo de 10 meses, até maio de 2019. A 1° foi realizada na última quinta-feira, dia 9, e teve como temática a elaboração de pizzas. As próximas oficinas terão como temas: Pães, Massas, Compotas, Chutneys, Geleias, Doces e Confeitaria, entre outros.
 
O projeto de extensão tem a parceria do Rede de Carreiras?, portal gratuito do Senac que favorece a empregabilidade e contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho, seja por meio da disponibilização de vagas, da publicação de currículos ou ainda pela oferta de palestras e workshops gratuitos. Desde 2013, o portal realiza uma série de ações em Apacs do estado, que incluem oficinas, cursos, palestras, orientação profissional e outras ações educacionais que contribuem para a preparação dos recuperandos, visando a reinserção deles no mercado de trabalho.