Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA - UNIFAJ

Postado em: 25/09/2018

Fonte: HTTPS://WWW.FAJ.BR/CONVERSA-ABERTA-DISCUTE-A-LEITURA-E-A-PALAVRA/


A escritora Carolina Pepe e o psicanalista e professor Francisco Capoulade  participaram no dia 7 de junho da Conversa Aberta – O Tom da Palavra, promovido pelo Departamento Sociocultural da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna).

Sob o tema A Palavra em Movimento, os profissionais buscaram trazer para a sala o debate sobre o incentivo à leitura. A escritora é uma das idealizadoras do projeto Um Livro Muda uma História, que tem o apoio da IES e visa a doação e troca de livros, espalhando pela cidade de Jaguariúna estantes com os exemplares e pontos de arrecadação. “As pessoas podem pegar livros sem burocracia e deparamos com a dificuldade da falta de doações e isso gerou uma curiosidade de saber se elas (pessoas) não têm o hábito ou não querem doar”, contou Carolina.

O docente trouxe para conversa a questão da psicologia fazendo os presentes pensarem a respeito da leitura não só como um ato cognitivo. “A gente precisa entender o que está sendo lido? Há prazer nisso? Como incentivar as pessoas? São perguntas essenciais e fazer entender o aluno e os professores que a leitura é um ato criativo, não ler apenas por uma questão cognitiva. Cada um lê a partir da sua perspectiva”, disse Francisco.

Para ambos, a discussão foi essencial, pois a área acadêmica trabalha basicamente com a leitura e a atividade buscou levantar alguns pontos relacionados ao tema, como a falta de interesse das pessoas em ler poesias.