Postado por: UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

Postado em: 29/09/2012

Fonte: DATA LEVA INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR A BENEFICIAR POPULAÇÃO COM ATIVIDADES EDUCATIVAS


 

Em 29 de setembro comemorou-se o ‘Dia da esponsabilidade Social do Ensino Superior Particular’, proposto pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). A data foi celebrada pela Unipar com muitas atividades educativas e culturais.

 

 

IES (Instituições de Ensino Superior) particulares do Brasil inteiro aderiram. Como tradicionalmente faz, a Universidade Paranaense abraçou a causa com várias atividades coordenadas pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), realizadas em todas as Unidades. Em torno de 2.200 pessoas foram beneficiadas com as ações sociais da Instituição.

 

 

 

No Câmpus-Sede, a data foi comemorada com uma grande ação social no Posto da Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Oeste. Motoristas e passageiros que por lá passaram foram recebidos por professores e estudantes de Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas, Odontologia, Biomedicina, Estética e Cosmética e Psicologia. As equipes disponibilizaram diversos serviços, entre eles, aferição da pressão arterial, exames de glicemia e colesterol, massagem relaxante e ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “Ações como essa é de extrema importância. Além de proporcionar serviços que visam à qualidade de vida da comunidade, colocam os acadêmicos em contato com a realidade da profissão”, ressaltou a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Claudia Mika. A estudante Sara Iene da Silva participou da ação social. “É uma iniciativa que contribui na minha formação, pois tenho a oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula”. A colega Giovanna Chaves de Oliveira divide a mesma opinião e ressalta: “È um meio de vivenciar a profissão antes mesmo da formação”. 

 

 

 

Na Unidade de Guaíra, estudantes de todos os cursos celebraram a data na Praça Eurico Gaspar Dutra. A comunidade foi orientada sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e câncer de mama, perigos do fumo, higienização de caixa d’água e reciclagem de papel, cadastro de CPF, entre outros.

 

 

 

Já Em Cascavel, a Unipar contemplou moradores do Condomínio da Terceira Idade, filhos de funcionários do Grupo Mascarello e pessoas que passaram pela Feira do Pequeno Produtor. Com os vovôs, dinâmicas foram desenvolvidas por alunos de todos os cursos, como bingo, manicure, teste de glicemia e café da manhã. As equipes do Prove e direção também fizeram a doação de 400 quilos de alimentos arrecadados entre os acadêmicos. Para as crianças foram oferecidas as brincadeiras do ovo chovo, queimada, cesta, entre outras. Já na Feira, o público foi orientado sobre o câncer bucal e de mama, além de realizar testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

 

 

 

Em Cianorte, os estudantes do Câmpus comemoraram a data na Praça Brasil, centro de Japurá. Turmas de todos os cursos receberam a população com serviços e orientações. Foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, esfoliação da pele das mãos e modelagem de sobrancelha. Exposição do Museu Interdisciplinar de Ciências e desenhos com croqui também chamaram a atenção dos moradores. Mais de 250 atendimentos foram realizados.

 

 

 

Em Paranavaí, os cursos da Unidade foram ao pátio da Prefeitura Municipal e ofertaram aferição da pressão arterial, teste de glicemia, massagem relaxante, higienização facial, orientações sobre cuidados com a saúde, recadastramento de CPF e consulta de multas no site do Detran. Orientação jurídica e exposição de insetos e animais peçonhetos também fizeram parte das atividades. Em torno de 400 pessoas foram contempladas.

 

 

 

Na Unidade de Toledo, as atividades se concentraram na Praça Willy Barth. Durante todo o dia, os moradores puderam usufrir de diversos serviços, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação sobre câncer do colo de útero e uso racional de medicamentos e massagem relaxante. A ação social mobilizou professores e estudantes de todos os cursos.

 

 

 

Em Francisco Beltrão, Uma grande ação estava programada para ser realizada numa praça central da cidade, mas o tempo chuvoso fez com que a Unipar cancelasse o evento.