Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO - UNICERP

Postado em: 02/10/2012

Fonte: WWW.UNICERP.EDU.BR


O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio participou, mais uma vez, do Dia da Responsabilidade Social. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), aconteceu na manhã do último sábado, dia 29. Alunos, professores e coordenadores de cursos do Unicerp realizaram ações em três instituições patrocinenses, a Casa da Menina, o Asilo São Vicente de Paula e a Apac - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. O Dia da Responsabilidade Social visa a integração social através da arte, do lazer e da transmissão de conhecimento. A interação acontece com oficinas, orientações de saúde, aulas temáticas, brincadeiras e jogos.

Os estudantes do Unicerp atenderam pessoas de todas as idades, desde crianças da Casa da Menina, passando pelos adultos em recuperação na Apac, até os idosos do Asilo São Vicente de Paula. Os cursos foram divididos em três equipes e cada uma visitou uma instituição.

Os alunos da Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia foram até a Apac e mostraram entrosamento com os recuperandos, promovendo orientações sobre doenças coronarianas, simulando primeiros socorros e interagindo em uma gincana recreativa entre todos os participantes do evento.

Os cursos de Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia deram atenção especial à terceira idade. A manhã no asilo foi de música, dança, bate-papo e atendimentos visando a saúde e o bem estar dos idosos.

O terceiro grupo foi composto pelos outros cursos do Unicerp. Matemática, Design de Interiores, Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas visitaram a Casa da Menina. As crianças tiveram um dia lúdico com oficinas de matemática, xadrez, soletrando em português e espanhol, orientações sobre animais e pinturas em azulejo. Os universitários também deram ainda mais beleza às meninas na oficina da autoestima, com maquiagem e belos penteados.

altA reitora do Unicerp, Iêda Pereira de Magalhães Martins, explica que a participação responsável do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio é uma das características imprescindíveis da instituição. "O Unicerp participa deste Dia da Responsabilidade Social e de várias outras ações de responsabilidade social há vários anos, essa é uma missão da nossa instituição. Nós observamos que os nossos alunos estão cada vez mais interagindo com essas atividades, estão cada vez mais comprometidos com a sociedade. Não é um dia letivo obrigatório, é um dia voluntário, é um dia em que os alunos se sentem profissionais. Quando eles saem das salas de aula, vêm a essas instituições e têm contato com essas pessoas, eles se sentem profissionais e, consequentemente, se sentem muito felizes", destaca.

O que disseram

A professora Maria Nunes, conselheira da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, vê que, à medida que os alunos e alunas tomam contato com os vários segmentos da sociedade, eles vão aprendendo a lidar com o ser humano. "O Dia da Responsabilidade Social é muito importante para mostrar que estamos, como fundação, preocupados em contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Uma instituição de ensino deve também fazer valer a questão da comunidade, nós somos uma instituição comunitária e fazemos isso com gosto, com muito empenho".alt

Bianca Silva Siqueira, aluna do curso de Letras vê que com "um contato maior com as crianças fora daquele ambiente que você vai exercer depois que se formar, exercendo a nossa cidadania e proporcionando alegria a elas nesse dia".

Aldo Luzzi Pereira, membro do Conselho de Solidariedade e Sinceridade da Apac destaca que a participação do Unicerp é fundamental. "Depois que o curso de Fisioterapia veio para cá, foi o primeiro, a gente já aprendeu não só a área da fisioterapia, mas a área humana também. As pessoas deixam o seu trabalho e vem aqui, isso eu vejo como doação. O voluntário que vem aqui é acolhido com grande satisfação. A gente aprende com os alunos e eles aprendem com a gente".

A outra aluna da Casa da Menina, Janaína Aparecida Alves Nunes, também explica que recebeu coisas importantes pela presença dos estudantes do Unicerp. "A gente fica aprendendo mais coisas, aprende pintura, um pouco de espanhol. É bom ter o pessoal aqui".

Para o presidente da Funcecp, José Batista de Souza Neto, o Dia da Reponsabilidade é mais que uma mera data no calendário. “Este é um dia que as mantenedoras de ensino superior sinalizam para toda a sociedade seu papel integralizador. Hoje, a Funcecp devolve simbolicamente  para a comunidade o carinho que tem recebido ao longo de sua história. Os esforços e empenho de todos os envolvidos nestas ações serão reconhecidos pelas pessoas atendidas na Casa da Menina, no Asilo São Vicente e na APAC”.

alt"Avaliamos positivamente a participação do UNICERP em mais um dia de Responsabilidade Social: foram momentos de muita alegria, solidariedade, de integração e aprendizado. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar situações de aprendizagem que não acontecem nos limites de uma sala de aula; puderam perceber a importância de se envolverem na realização de eventos sociais e o impacto positivo que tais ações podem trazer à sociedade. Parabéns a todos os alunos, professores, coordenadores e também às instituições que nos receberam", analisa Silvana Souza Queiroz, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unicerp.

 

Veja todas as fotos clicando aqui