Postado por: UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
Postado em: 22/09/2017
Fonte: HTTPS://NACOESUNIDAS.ORG/ONU-APRESENTA-OBJETIVOS-GLOBAIS-EM-ENCONTRO-SOBRE-PRATICAS-SUSTENTAVEIS/
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) participou na última quinta-feira (21) da Feira de Práticas Sustentáveis, organizada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro.
O evento, que tem como foco o debate e exposição de práticas psicossociais e ambientais no âmbito universitário, contou com a apresentação do diretor do UNIC Rio, Maurizio Giuliano, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.
“A Agenda 2030 não é uma agenda das Nações Unidas, é uma agenda das pessoas e para as pessoas”, disse Giuliano, na abertura do evento.
O diretor do escritório da ONU destacou que os ODS são universais, indivisíveis e transformadores – e que não é possível atingir apenas um dos objetivos, pois estão todos interligados.
A erradicação da pobreza e da fome em todas suas dimensões, a luta por políticas de igualdade de gênero e direitos das mulheres, a produção e consumo sustentável, a preservação do meio ambiente e as parcerias para alcançar os objetivos foram alguns dos ODS destacados pelo representante da ONU.
A II Feira de Práticas Sustentáveis, promovida pela UVA, reuniu mais de 8 mil pessoas para debater temas como tecnologias sustentáveis, empreendedorismo social, inclusão, gênero e relações étnico/raciais, além de apresentar trabalhos artísticos e sustentáveis.
A idealizadora e organizadora do evento, a professora Maria de Lurdes Domingos, disse que uma participação mais intensa e colaborativa nas discussões sobre sustentabilidade, no âmbito acadêmico, é fundamental para alcançar e reunir diversos setores da sociedade – incluindo a comunidade acadêmica, o terceiro setor e a sociedade civil.
Giuliano destacou também a importância dos esforços conjuntos dos diversos setores da sociedade. “Os ODS precisam tanto do esforço dos governos quanto da sociedade civil e do setor privado para serem alcançados”, disse Giuliano, que acrescentou: “Sem o desenvolvimento sustentável não é possível alcançar a paz, e sem a paz não podemos alcançar o desenvolvimento sustentável”.