Postado por: UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
Postado em: 02/10/2017
Fonte: HTTPS://AGENCIAUVABARRA.WORDPRESS.COM/2017/10/02/PROJETODIVERSIDADE-A-SOLIDARIEDADE-POR-UM-FIO/
Doar de si ao outro, para quem participa da campanha, não é mera força de expressão. Por reconhecer que a doação é não apenas um ato de solidariedade, mas também uma atitude que colabora para a disseminação de valores humanos e éticos de que o mundo anda tão carente, a II Feira de Práticas Sustentáveis da UVA abriu espaço também para um dos estandes que teve maior visibilidade durante o evento: o de doação de cabelo. A campanha, chamada “Mexa-se por um Fio de Solidariedade”, visa a doação de cabelos para a confecção de perucas para crianças, jovens e adultos com câncer ou que sofreram algum tipo de doença e perderam seus cabelos.
A sócia e fundadora desse projeto, Mireille Pannett, 70 anos, viúva de um inglês, explica o motivo que a levou a criá-lo. “A campanha surgiu a partir do momento que meu marido teve câncer com 46 anos, e no hospital na Inglaterra, onde ele se tratou, vi uma criança que passava pelo tratamento de quimioterapia sem cabelos”. A cena tocou Mireille profundamente, fazendo com que ela começasse a doar seu próprio cabelo e resolvesse fundar a Together For Peace, em 2008, com a função de receber cabelos para fazer perucas com pessoas com câncer.
A ONG recebe doações de pessoas de várias idades. Mireille acredita que estar dentro da universidade e mostrar seu trabalho é muito importante, porque por meio dessa ação podem surgir pessoas dispostas a doar. Os cabelos arrecadados na campanha serão encaminhados aos profissionais da Jakbell, que capacitam jovens e adultos que queiram investir na profissão de cabeleireiro e peruqueiro.
A iniciativa acabou conscientizando alunas da universidade, criando um espírito de solidariedade, como foi o caso de Bianca Rocha Lage, 19 anos. Ela afirma que sempre sentiu o desejo de doar, mas por receio e falta de informação, nunca levou adiante esse propósito. “Eu não estava pensando em cortar os cabelos agora, mas vendo o projeto de perto, veio essa oportunidade e eu acabei criando coragem”, alegra-se Bianca.