Postado por: ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE - ESMAC

Postado em: 13/10/2017

Fonte: JORNAL TRIBUNA DE ANANINDEUA


No último sábado (23) no complexo da Cidade Nova 8 em Ananindeua, a Esmac promoveu a 13º edição do “Dia da Responsabilidade Social das IES” por intermédio das coordenações de seus cursos de graduação, sob a organização do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex). A campanha acontece em todo o país no dia 23 de Setembro pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) para concessão do Selo de Responsabilidade Social, no qual a Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) renova o seu compromisso social.
E para marcar a importância do papel social das instituições de educação superior (IES) no desenvolvimento do país, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza, a cada ano, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular agregando centenas de faculdades, centros universitários e universidades de todo o Brasil.

Este ano mais de 1000 mil pessoas compareceram na ação, entre técnicos, voluntários, funcionários da instituição, usuários e público em geral. Um conjunto diversificado de serviços e atividades foi disponibilizado por meio dos cursos da faculdade, e seus parceiros, como: ações de orientações e atendimento por meio da Unidade Móvel – DEAM – Delegacia especial de Atendimento a Mulher, esclarecimentos, palestras, oficinas, atendimento à saúde, vacinação, odontologia, mensuração de pressão e glicemia, aulas de dança, corte de cabelo, emissão de documentos como identidade, atendimento jurídico gratuito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça através do Centro Judiciário de Solução de Conflito – CEJUSC ESMAC.

Mas o ponto alto da ação ocorreu na noite do dia 22 no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) com o debate sobre Responsabilidade Social e suas Relações na Formação Profissional: Desafios Ético, Democrático e Cidadão para Transformação de uma Cultura. Compuseram a mesa debatedora os professores José Francisco dos Santos – Movimento Emaús, Rui Jorge Martins; Prof. Wando Miranda e a Ieda Fernandes do curso de Direito.

No ápice da ação a diretora geral da ESMAC, Professora Nilse Pinheiro recebeu calorosa homenagem do público presente, com direito a bolo e parabéns pela passagem do seu aniversário. A ação foi um sucesso ampliando as atividades e serviços oferecidos mostrando que a ESMAC exerce seu papel social.

Texto: Rita Martins
Fotos: Gerson Magno